Blog

Fique por dentro das novidades

Planejamento financeiro durante a pandemia: 5 dicas para proteger seu dinheiro

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro durante a pandemia tem se tornado o grande desafio de todos. Em outras palavras, enquanto o país e o mundo enfrenta uma das piores crises sanitárias dos últimos 100 anos, compreender a situação e minimizar seus impactos econômicos é palavra de ordem. Isso porque o término da pandemia ainda é incerto, e a necessidade de conviver com isso é uma realidade.

Ainda que uma parcela da população tenha visão financeira de investimentos, como fazer para que a pandemia não afete diretamente seus negócios? Ou ainda, a saúde financeira de sua família?

Especificamente no mercado imobiliário, há mudanças significativas, seja pela nova queda da taxa Selic. Isso porque esta redução afeta diretamente fundos imobiliários e rentabilidades de renda fixa.

Nesse artigo elencamos 5 dicas essenciais para proteger seu dinheiro. Vem conosco!

1 – Todo planejamento financeiro começa por conhecer o destino do dinheiro

É possível se comparar o controle de um orçamento a uma dieta. Isso significa que sua realização não é simples, contudo vai gerar resultados satisfatórios a quem se dedica. E quando falamos em dedicação, é preciso ter em mente que são necessárias mudanças comportamentais e de hábito. Por exemplo, o registro completo de gastos, sua separação entre os necessários e supérfluos, além de criar planos de ação para acompanhá-los.

Aos que não possuem intimidade com números ou se perdem entre receita e despesa, a ajuda de aplicativos pode ser a saída. Inteligências artificiais como GuiaBolso e Olivia mapeiam e categorizam os gastos. Porém não são suficientes quando há uma variedade de entradas, saídas e recursos.

Por isso, a dica é recorrer sempre que preciso à velha planilha de orçamento. Além de prática, você pode projetar metas e alinhar aos seus gastos dentro dos aplicativos.

Não se esqueça: se não houver controle, não adianta buscar um acompanhamento do que você recebe e gasta.

2 – Seja financeiramente livre e priorize o débito

Um dos grandes erros de quem procura fazer um planejamento é recorrer à investimentos enquanto ainda possui dívidas. Pode apostar que a quitação de uma dívida aberta é muito mais essencial que rendimentos pequenos. Ainda que você não seja um expert em investimentos, é preciso saber que ganhar numa ponta perdendo em outra, é tolo.

Isso porque, normalmente, os acréscimos investidos em um rendimento são inferiores aos juros de dívidas.

Além disso, evite a compra parcelada se você pode pagá-la à vista.Uma vez que o dinheiro é suficiente para quitar a aquisição, dividir o valor da compra é gastar o dobro. Isso por que com o dinheiro “livre”, você irá realizar outra compra de valor similar.

Por isso, a dica aqui é: adquira o máximo que puder à vista. Se no início este comportamento parece restritivo, em pouco tempo te dará liberdade financeira.

3 – Comece agora sua reserva mas estoque apenas o necessário

Mesmo que pareçam duas dicas distintas, elas se relacionam. Iniciar uma reserva do que é realmente necessário, precisa estar apoiado em bom senso. Em outras palavras: estocagem, do que quer que seja, pode se tornar um problema, e não solução. Primeiramente, se você possuir renda variável. Segundo, porque não há crise de abastecimento. E por último, porque fazer uma reserva apenas um pouco maior que o normal já é suficiente.

E aí chegamos ao grande desafio de todo brasileiro: guardar dinheiro.

Iremos aqui chamar de reserva de emergência, e não necessariamente precisa ser investimentos altos ou arriscados.

Ao falar sobre reserva, explicamos sobre uma porcentagem fixa dos seus rendimentos, para casos extremos. Seus filhos precisarão de um computador novo? Um exame médico acima do valor esperado? Você estará seguro se tiver uma reserva.

Todo planejamento financeiro, inclusive durante a pandemia, precisa pensar em dois momentos posteriores. São eles: o longo prazo, para planejamentos mais completos como, por exemplo, uma viagem ou a compra de um imóvel. E um de médio prazo, como exames anuais ou reparos importantes na residência.

4 – Observar comportamentos e hábitos ajuda no planejamento financeiro

Antes mesmo de pensar em um planejamento financeiro, é preciso reavaliar comportamentos que te afetam diretamente. Perguntas, por exemplo, do tipo “como está minha saúde?” e “Como tenho alimentado?” garantem sua estabilidade financeira. Isso porque se você não for capaz de avaliar pequenos consumos, pode perder dinheiro em pontos simples.

Em outras palavras, a refeição pedida por delivery pode parecer barata, mas qual seu valor agregado no final do mês? 

De forma geral, a movimentação do mercado é feita por quem compra e vende. E estes movimentos são influenciados pela forma como percebemos os detalhes da economia.

Por esse motivo, não abra de mão de avaliar seu cotidiano e readequá-lo à sua realidade. E também à realidade da situação de pandemia que vivemos.

5 – Todo momento é o ideal para começar. Inicie seu planejamento agora!

Primeiramente, você precisa saber que um planejamento financeiro não tem a intenção de evitar momentos ruins. Contudo, quando ele existe, certamente irá diminuir os riscos em cenários indesejados.

E isso não importa se você decide por contratar um profissional para tal fim ou fazer por conta própria. O importante é fazer.

E para quem ainda tem dúvidas de onde investir quando o mercado se mostra inconsistente, preparamos esse artigo sobre as previsões após a pandemia. E mais uma vez, o mercado imobiliário e o investimento em terrenos tem sido uma escolha acertada. Isso porque a rentabilidade de um terreno sofre poucas variações. Além disso, possui valor sempre crescente para investidores.

Então é sua chance de conhecer o que há de mais moderno e sofisticado e fazer uma aposta segura! O condomínio Versailles Ville de France conta com estrutura completa e alto índice de valorização para investimentos.

Clique em um dos ícones abaixo e saiba mais.

Entre em contato conosco Whatsapp - planejamento financeiroEntre em contato conosco YoutubeEntre em contato conosco Linkedin - planejamento financeiro pandemiaEntre em contato conosco Fale conosco