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Quarentena e o mercado imobiliário: Transformações em curso

Quarentena e mercado imobiliário

A quarentena e o mercado imobiliário tornaram-se, nos últimos meses, dois fatores relacionados para quem lida no segmento. Com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, novas práticas surgiram e precisaram ser assimiladas. Isso porque a forma de interagir com o cliente acelerou o processo de transformação digital.

Se por um lado o setor de construção civil permaneceu aquecido, ainda que em menor escala, por outro, ele precisou se reinventar.

Porém, de que forma a quarentena irá afetar, a médio e longo prazo, o segmento imobiliário?

Quais os recursos disponíveis e as oportunidades que aguardam o cliente e as imobiliárias e incorporadoras pós pandemia?

Nesse artigo, iremos mostrar as possibilidades do mercado e como utilizá-las a seus favor.

Tecnologia se tornou aliada do mercado imobiliário

Se antes da pandemia, o segmento acompanhava o período de 3 a 5 anos para um profunda transformação, a atualidade mudou estes prazos. Após cerca de 3 meses de isolamento social, é possível afirmar que os processos de digitalização de serviços se mostrou essencial. Em outras palavras, é o meio mais funcional e efetivo para driblar a crise e atenuar a redução de receita.

Contudo, apenas estar no meio digital não é suficiente, sendo necessário práticas modernas de consultoria, venda e acesso aos clientes.

Um exemplo são as visitas a condomínios ou empreendimentos. Antes eram realizadas in loco e agora precisam de cuidados ou procedimentos alternativos. Enquanto algumas empresas optaram pela redução das visitas, outras foram além. Isso porque investiram em visitas virtuais, vídeos promocionais do local ou ainda acesso do cliente através de videochamadas.

Àquelas que apostaram nessas iniciativas, os números da segunda semana de abril já mostram um resultado 19% maior do que o de março.

A quarentena e o mercado imobiliário não precisam se odiar

Por isso, é importante compreender que o atual cenário não precisa necessariamente acabar para que sejam feios negócios. Os protocolos de higiene e segurança já são do conhecimento de todos, e a adaptação do setor imobiliário pode ser o grande trunfo neste momento.

Pense da seguinte forma: enquanto muitos negócios estão suspensos ou em ritmo menor, elaborar uma nova forma de vender é um diferencial enorme. Isso porque não há prazos ou previsões para o fim da pandemia, e após ela, sairá melhor quem estiver bem preparado.

Em outras palavras, é tempo de aprender com as dificuldades e utilizar os recursos disponíveis. Além disso, desmistificar a transformação digital é uma saída para entendê-la como aliada. Mais do que tecnologia, ela envolve a mudança de comportamento. Se é possível comprar um imóvel sem sair de casa, a jornada do cliente precisa ser uma experiência tão interessante quanto seria a presencial.

Negociações digitais não precisam ser impessoais

É importante as empresas entenderem que a mudança do comportamento para o universo digital não precisa significar distanciamento do cliente. A quarentena e o mercado imobiliário não precisam rivalizar um com o outro.

Ainda que uma venda ou mesmo fechamento do negócio seja realizada 100% online, é imprescindível a pessoalidade do atendimento.

E isso pode ser feito através de um acompanhamento individual e personalizado do cliente. A dica é: quanto menos automatizado for, melhor o atendimento será.

Por exemplo, ao lidar com um cliente por rede social, o vendedor deve se apresentar, dizer o nome. É importante que quem está à procura de um lote ou imóvel sinta que há outra pessoa do outro lado do pc ou celular.

Por esse motivo, mesmo com vídeos aéreos, 3D ou panorâmicos do empreendimento, priorize uma visita particular com seu cliente. Onde ele possa questionar em tempo real ou mesmo dar ênfase onde ele preferir.

Para isso, não se esqueça de uma tríade vencedora nas vendas: tecnologia, transparência e informação.

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