Blog

Fique por dentro das novidades

Casa aquecida no inverno: 5 dicas essenciais para a estação

casa aquecida no inverno

A casa aquecida no inverno é a prioridade da maior parte das pessoas desde a chegada da estação. Ainda que muitos curtam os climas mais baixos, a intenção de transformar o lar em um lugar quentinho é quase unanimidade. E como nem todos podem recorrer à calefação, preparamos esse artigo para você saber o que fazer com a chegado do inverno.

É importante ter em mente que o aquecimento da casa não apenas causa conforto. Como existem eletrodomésticos que aumentam o consumo em temperaturas baixas, você também pode economizar. Confira nossas dicas para enfrentar o frio!

1 – Investir em aquecedores pode ser viável

Primeiramente, você não precisa de utilizar de alternativas se pode (e quer) ter um aquecedor. Nos dias atuais, o mercado oferece uma variedade de modelos, inclusive os 

portáteis. Caso o ambiente possua até 10m², os aquecedores de pequeno porte são suficientes. Para os demais casos, é importante conhecer cada modelo, além de compreender suas especificidades e vantagens.

De maneira geral, a calefação e o ar-condicionado são os mais usados, contudo requerem manutenção periódica e possui valor maior de investimento. Importante ter cuidado com aquecedores a óleo e gás, pelo seu alto risco de uso e manuseio. Na dúvida, consulte um especialista.

Leia nosso artigo com dicas para economizar energia.

2 – Mantenha portas fechadas e entenda a posição do sol

Ainda que pareça meio óbvio, não deixar a casa toda aberta no inverno consegue manter a temperatura da casa. Isso porque é normal que aconteça a ventilação cruzada. Em outras palavras, é quando o ar forma uma corrente ao entrar e sair por locais distintos. Isso diminui a sensação de calor e reduz a temperatura do ambiente.

Além de manter as portas fechadas sempre que possível, faça a vedação do vão embaixo da porta. Eles são responsáveis por perda de calor do ambiente, como por exemplo, na utilização dos aquecedores.

Porém essa dica precisa levar em consideração os momentos de sol ao longo do dia. No caso de breves períodos mais quentes, abra as janelas para circular ar e calor. Isso não apenas reduz a proliferação de fungos como realiza a troca do ar respirado na casa.

Essa dica é essencial para quem está, por exemplo, trabalhando em casa durante a quarentena.

3 – Casa aquecida no inverno sempre aposta em cortinas

As cortinas não são apenas um item decorativo. Mais do que isso, elas podem auxiliar na manutenção do calor dentro de casa, servindo como barreira contra o vento. Contudo, é necessário que elas possuam folhas com tramas mais compactas e fechadas.

Isso porque, a exemplo das persianas e de materiais sintéticos, há materiais mais eficientes para evitar a entrada de correntes de ar. Blackouts são ótimas opções nestes casos. E se você achar que a aquisição de uma cortina pode desestruturar a decoração do seu espaço leia esse artigo

4 – Vista as paredes e se atente nos objetos de decoração

Os revestimentos recomendáveis quando se pensa em cobrir paredes de alvenaria são tecido e madeira. E isso não significa que seja necessário refazer os atuais alicerces. A proposta de cobertura é similar ao que acontece com cortinas, com o diferencial da durabilidade maior. Da mesma forma, é possível recorrer a papéis de parede, que também funcionam como isoladores térmicos.

Para o caso de painéis, a principal opção são os amadeirados, ainda que exijam melhor mão de obra e tenham custo maior.

5 – Casa aquecida no inverno com água morna e fogo

Ainda que tenhamos acostumado com a água fria para lavar louça ou escovar os dentes, há outras alternativas. Isso porque tem sido cada vez mais comum o uso de aquecedores de passagem. Em outras palavras, eles funcionam como um chuveiro elétrico e são acionados apenas com a abertura do registro.

Dessa forma, podem ser instalados em locais discretos e garantir mais um conforto para a residência.

Já sobre o fogo, a dica é utilizá-lo sempre que possível, e com cuidado. Por exemplo, com velas acesas pela casa ou mesmo lareiras. Nos dias de hoje, há opções portáteis que não demandam instalação. Além disso, existe a possibilidade de aquecedores com tubulação passando pelas paredes da casa.

E agora que você já aprendeu mais sobre como manter a casa aquecida no inverno, conheça o empreendimento Versailles Ville de France.

Todas as dicas aqui explicadas, podem ser utilizadas para você construir a sua casa, em um lugar fantástico e único. Isso porque o Versailles Ville de France tem tudo o que você precisa para viver com conforto e tranquilidade.

Clique em um dos ícones abaixo e fale com um de nossos consultores.

Entre em contato conosco Whatsapp - casa aquecida no invernoEntre em contato conosco YoutubeEntre em contato conosco LinkedinEntre em contato conosco Fale conosco - Casa aquecida no inverno