Blog

Fique por dentro das novidades

Taxa Selic: nova redução facilita aquisição de lotes

Taxa Selic

Taxa Selic é, resumidamente, a taxa básica de juros, e é utilizada como índice para os bancos balizarem suas próprias taxas. Em outras palavras, é o termômetro do mercado para que instituições financeiras decidam como cobrar seus juros.

No mercado imobiliário, ela tem importância fundamental para quem pretende adquirir um terreno, lote ou empreendimento, uma vez que direciona os valores dos imóveis.

Ainda que a perspectiva de bons negócios no ramo para 2020 tenham sido adiadas, é necessário compreender que há oportunidades, mesmo em tempos de pandemia. E nesse artigo, vamos abordar onde elas estão e o porquê da nova taxa selic facilitar a aquisição de lotes. Vem conosco!

Taxa Selic atingiu seu menor patamar histórico

Primeiramente, é importante compreender que a taxa selic teve sua oitava diminuição consecutiva pelo Banco Central. Por isso, com o último corte de 0,75%, atingiu o menor patamar histórico, com 2,25%.

Mas na prática, o que isso significa?

Primeiro, que as taxas de juros para financiamento ou aquisição de imóveis também reduziram.

Segundo, que conforme o Comitê de Política Monetária (Copom) a manutenção destes valores vai depender da trajetória econômica da pandemia.

E por último, as cartas de crédito, de maneira geral, podem estimular a economia e incentivar um cenário mais positivo do que o atual.

Mas como a taxa Selic influencia na compra de um lote?

De uma forma geral, com o aumento da taxa, mesmo que haja redução nos preços de lotes, o valor dos financiamentos sofrem reajustes.

Isso porque os imóveis e terrenos possuem maior valor agregado, sendo sensível ao crédito.

Contudo, devido ao menor índice atual da taxa, o financiamento também sofre queda. Logo, isso aquecerá a procura e amplia as chances de quem procura um lote.

Isso significa que a oportunidade é sazonal, e aqueles que investirem nesse segmento agora, terão vantagens.

É importante considerar que caso haja uma procura maior do que a atual demanda, os valores podem subir. Em geral, eles sempre irão acompanhar oferta e procura.

Cenário realista mostra menor oscilação de mercado dos lotes

O velho bordão de “quem compra terra não erra” se justifica ainda mais no momento atual.

Isso porque os lotes e terrenos possuem pequena oscilação diante do mercado. Dessa forma, se tornam um dos investimentos mais rentáveis e seguros.

Enquanto fundos imobiliários acompanham as altas e baixas do mercado, a aquisição de um lote continua sendo a aposta certa. E isso tanto para quem quer construir ou apenas investir.

Por isso, vários portais imobiliários apostaram nas vendas online, como forma alternativa de manter o mercado dinâmico e atuante.

Para morar ou investir, conheça o Versailles Ville de France

Com todas as vantagens de adquirir financiamentos com menores taxas e poder comprar um lote como sempre quis, é preciso ainda cautela.

Não apenas pela pandemia, mas é necessário que a escolha seja realizada com quem tem experiência e confiança no mercado imobiliário.

Por isso, você precisa conhecer o Versailles Ville de France.

Inspirado na arquitetura francesa e a apenas 5 minutos do centro de Lagoa Santa, o Versailles é o lugar ideal para você. Seja para construir ou para investir.

Com lotes a partir de 1000 m², o condomínio fechado conta com portaria 24 horas, área de preservação ambiental, salão de festas, piscina e quadra poliesportiva.

Basta clicar em um dos ícones abaixo e falar com um de nossos consultores.

Entre em contato conosco Whatsapp - taxa selicEntre em contato conosco YoutubeEntre em contato conosco Linkedin - taxa selicEntre em contato conosco Fale conosco