Blog

Fique por dentro das novidades

Coronavírus e a construção civil: porque o setor está na contramão do cenário econômico

Coronavírus é a palavra de ordem do momento. A pandemia que tomou conta de todo o mundo desde o final de fevereiro, impactou diretamente o cenário econômico brasileiro. Enquanto isso, o setor da construção civil – principalmente em Minas Gerais, continua em funcionamento. Primeiramente é importante esclarecer que o segmento não é abarcado pelo decreto estadual. Além disso, as previsões mais pessimistas ainda não chegaram ao setor. Este artigo irá esclarecer estes pontos e explicar o porquê do mercado imobiliário estar na contramão de outros segmentos.

Obras paradas correspondem a uma porcentagem mínima

Segundo o Sinduscom-Mg, até o momento, no máximo 2% das obras da construção civil estão paradas em Minas Gerais. Ainda que a maioria em funcionamento estejam com procedimentos de segurança e higiene, isto não impactou de forma significativa. Importante ressaltar que trabalhos home office, férias coletivas e outras medidas também foram tomadas.

Também é necessário lembrar que há monitoramento constante em obras para evitar proximidade e contágio. Dessa forma, a normalidade é bem próxima ao cenário anterior do coronavírus e não se fala sobre grandes perdas ou demissões em massa.

Cenário positivo não descarta preocupações com o coronavírus

Ainda que a atual situação não aponte para números negativos, a preocupação do setor em funcionar de maneira responsável é constante. Em outras palavras, há a noção de que condições macroeconômicas irão afetar o setor porém a demanda permanece alta.

Para o CMI/Secovi-Mg, um dos motivos do menor impacto no setor é seu dinamismo e adaptabilidade a cenários diversos. Além disso, um imóvel inativo não perde valor e continua sendo o melhor investimento, em qualquer momento. Outro fator importante a se considerar são as inserções do mercado imobiliário no universo online, com sites e redes sociais funcionais.

Por isso, convidamos você a conhecer mais do nosso site, e aproveitar o momento e descobrir os encantos do Condomínio Versailles Ville de France

O Versailles é mais uma fonte de desenvolvimento para o Vetor Norte da Grande BH e está com oportunidades imperdíveis. Clique em um dos ícones abaixo e saiba mais.

Entre em contato conosco Whatsapp - coronavirusEntre em contato conosco YoutubeEntre em contato conosco LinkedinEntre em contato conosco Fale conosco - coronavírus