Blog

Fique por dentro das novidades

Os primeiros passos para a decoração do seu espaço

  • Imagem com decoração de quarto

Você sabia que decoração de interiores não precisa ser um assunto complicado na hora de deixar a casa com a sua cara?

E que com um pouco de planejamento é possível você mesmo decorar o seu cantinho?

Todos sabemos que ambientes completamente vazios deixa uma incerteza na mente sobre como começar a decorar. As possibilidades, claro, são várias, e o objetivo deve ser criar um ambiente esteticamente confortável e belo.

Por isso preparamos um guia para você deixar o imóvel com a sua cara, de forma econômica e prática.

 

Entenda o que você pode fazer sozinho

O primeiro passo é perceber suas limitações em relação a harmonia e funcionalidade de um espaço.

Não é preciso dominar o assunto, bastando anotar de maneira geral o que você espera do resultado final. O segredo é planejar.

Ainda que nem todo mundo goste de lidar com anotações e planilhas, elas são necessárias porque norteiam as compras que serão feitas. Desta forma o projeto de decoração pode otimizar cada espaço do ambiente escolhido.

É neste momento que você decide pela contratação ou não de um profissional.

No geral, um designer de interior é necessário quando você identifica a necessidade de uma alteração estrutural no local, como por exemplo, a fixação de uma bancada, a colocação de um armário embutido, ou ainda a criação de um jardim suspenso. Mas mesmo com a contratação de um designer, explique detalhadamente a ele o que você espera do ambiente.

Nos demais casos, anote tudo o que vai precisar, sem pensar primeiro nos modelos em si.

Pense na cor das paredes, se deseja cortinas ou painéis, tapetes, quadros, prateleiras, móveis.

Quanto mais informações você tiver sobre o que deseja que tenha o ambiente, mais fácil é se planejar para decorá-lo.

E não se esqueça de tirar medidas de todo o espaço. Isso facilita na hora de escolher os móveis.

 

Se houver reformas a fazer, esta é a hora delas!

Você decidiu que terá de quebrar paredes, instalar um forro de gesso, mexer na hidráulica ou elétrica ou trocar o piso? Este é o momento ideal para fazer isso.

Estes procedimentos exigem espaço porque causam sujeira ou podem até danificar algum móvel então devem ser realizados com o imóvel vazio. Ainda que os reparos sejam pequenos, não se esqueça que é melhor fazê-los nesta etapa, facilitando o próximo passo.

Aliás, uma ótima dica para começar a dar uma nova cara para o seu espaço sem precisar de realizar grandes mudanças é um simples acabamento em um ou mais paredes. Seja uma textura, pintura ou papel de parede. Não importa sua escolha, inicie por aí. E se você tem dúvida em que cor decidir, veja nossa próxima dica.

 

Momento de harmonizar

Harmonizar é descobrir como aquela mesinha de canto pode fazer sentido no mesmo espaço que um lustre e uma mesa, e para que funcione, primeiramente, você precisa descobrir o seu estilo de decoração. Mas como fazer isso? Nós te explicamos.

Em primeiro lugar, você precisa saber que ninguém tem um estilo pré-definido, e que é possível que você se encante ou goste de estilos completamente diferentes.

Mas você vai precisar decidir por um deles ao decorar um ambiente.

Na verdade, para que haja harmonia no seu espaço, você vai precisar escolher quais cores, formas, materiais e texturas mais te agradam.

Desta maneira, você terá mais segurança ao tomar suas decisões de compra, não corre o risco de comprar algo inadequado por impulso e garante que o resultado final será exatamente o que você escolheu.

A dica aqui é: anote coisas que têm significado para você e que você gosta.

Após algum tempo juntando referências pessoais, você vai descobrir o que elas possuem em comum por que irão surgir padrões.

Imagine que você selecionou peças que sugerem praticidade e espaços amplos e não vai abrir mão da sua paixão por planta. Portanto você já tem vários sinais de como começar a decoração.

Após traduzir suas referências, comece utilizando as referências que mais apareceram.

 

Comece pelos móveis maiores 

Os móveis maiores ocupam mais espaço na casa, sejam de pronta entrega ou planejados. Por isso, são os primeiros que devem ser comprados.

Saber quais serão irá facilitar o seu trabalho para delimitar os espaços, e a partir disso você conseguirá orientar o restante da decoração.

Lembra das medidas tiradas na primeira dica? Elas serão essenciais aqui para que você saiba o tamanho exato de cada coisa. E o padrão recorrente de antes pode ser o tipo de material e cor que você vai escolher.

Após a montagem e colocação deles, você está pronto para a próxima dica.

 

Instalação e itens menores

Com os móveis no lugar, chegou a hora de se dedicar a prateleiras, cortinas, painéis, quadros e nichos. Com eles, o seu espaço já irá começar a ser percebido como decorado.

E nesta etapa, você precisa ser bem cuidadoso na hora de comprar, para não esquecer todos os itens necessários para colocá-los no lugar.

Verifique tudo o que você precisa para não esquecer de nada: pregos, parafusos, ganchos, buchas e suportes apropriados.

Você irá precisar de uma escada e de outras ferramentas necessárias para a instalação como furadeira ou martelo. Confira tudo antes para não faltar nada.

 

E por último, dedique tempo aos detalhes

Com tudo no lugar, o que falta é colocar os objetos decorativos.

É sua oportunidade de personalizar o seu espaço, inserindo as almofadas, tapetes e tudo mais que você escolheu antes. Se você tem um nicho ou estante, não esqueça de encher com objetos que você goste, respeitando a decisão que tomou sobre o tipo de decoração.

E não se preocupe se decidir guardar algum item que considerou que não harmonizou com o ambiente.

Em uma nova decoração, pode ser que haja espaço para ele ou mesmo após uma mudança que decidiu fazer em cima da hora.

Tenha em mente no dinamismo do seu espaço e mude-o sempre que quiser.

 

E agora que você já sabe os primeiros passos para a decoração do seu espaço, não esqueça de conferir as outras dicas da Sun Empreendimentos.

Temos opções  para quem quer morar em um lugar único e aconchegante.

Clique nos ícones abaixo e entre em contato conosco em um dos nossos canais.