Blog

Fique por dentro das novidades

6 passos para planejar a construção do seu imóvel

planejar a construção

Construir um imóvel demanda muito esforço! Por isto, planejar a construção é essencial para que você não tenha prejuízos, não gaste além do estipulado e para que a obra termine no tempo certo. Vale a pena tirar um tempinho para colocar tudo no papel, fazer uns cálculos e um esboço da obra antes de começar o processo.

Pensando nisso, preparamos 6 passos que vão te ajudar neste momento inicial para que você comece a realizar o seu sonho. Confira a seguir!

1. Planeje o orçamento

A primeira pergunta que você deve se fazer antes de colocar qualquer coisa em prática é: Quanto eu estou disposto a gastar? Planejar a casa dos sonhos e depois ver que o orçamento é muito inferior pode ser algo frustrante. Ter apenas uma ideia dos gastos e já começar uma construção também, porque você pode não conseguir terminar.

Por isso, o planejamento financeiro é essencial, antes de qualquer outra coisa. O preço do terreno, dos materiais de construção, da mão de obra especializada, tudo deve ser muito bem calculado. Feito isto, você já tem uma base e mais segurança para dar os próximos passos.

2. Escolha o terreno adequado

A escolha do terreno também não é nada simples. Primeiramente, é importante fazer uma pesquisa do local onde você deseja adquirir seu terreno. Conhecer ao redor, saber se existe uma infraestrutura adequada (saneamento básico e luz por exemplo) e se o lugar atende aos seus interesses.

Feito isto, verifique se a qualidade do solo é adequada para o tipo de construção que se deseja fazer. Aqui também é necessário contratar uma empresa especializada, que irá fazer um perfil do terreno e fornecer o diagnóstico. Esta parte também é essencial, porque se o terreno se localiza em uma região preservada, ou de córregos, rios e mananciais, não é adequada para construção.

Todo o cuidado é pouco neste processo! Caso o proprietário ignore estas regras ou legislações, futuros problemas certamente surgirão.

3. Contrate um engenheiro ou arquiteto para planejar a construção

Por mais que você tenha tudo bem planejado, somente um profissional poderá planejar a construção de forma mais assertiva. Engenheiros e arquitetos estão mais aptos a analisar a questão do solo, do projeto da casa e da viabilidade do empreendimento como um todo.

Busque referências de pessoas confiáveis, ou procure por empresas que já sejam mais tradicionais no mercado. Não se trata apenas de contratar um profissional, mas precisa ser alguém muito bem qualificado, pois trata-se de um projeto muito minucioso. Qualquer erro irá influenciar negativamente no seu bolso ou até mesmo na sua qualidade de vida.

4. Reúna a documentação necessária

Aqui também é importante a ajuda de um advogado ou de um corretor. Muitas pessoas se confundem quando se trata de documentação, podendo deixar passar um ou outro detalhe fundamental. Escritura do lote, informações básicas, habite-se, alvará de construção. São muitos documentos, cada um com um propósito diferente e que podem gerar uma confusão na cabeça do proprietário.

Informe-se sobre a finalidade de cada um, faça uma lista, e garanta que tem tudo o que necessita para não ter dores de cabeça no futuro.

5. Compre os materiais adequados

Esta parte também deve estar incluída no seu planejamento, porque é ela quem irá definir o tipo de empreendimento que você busca executar. O seu projeto é fazer uma casa de luxo? Algo mais simples? Mais sustentável? Mais funcional? Os materiais dependem muito do projeto inicial.

Ao comprar os materiais você pode economizar na construção sem perder a qualidade. E novamente, se não souber muito sobre o assunto, peça ajuda! Questione, se inteire mais sobre o assunto e sobre cada detalhe. Depois que a obra já estiver concluída fica muito mais difícil executar qualquer mudança.

6. Faça um cronograma

Fazer um cronograma ajuda muito a ver se a execução da obra está saindo como o previsto. Caso o cronograma não esteja sendo cumprido, tente detectar a raiz do problema para encontrar soluções antes que seja tarde. Questione os engenheiros sobre cada etapa da obra, procure saber se estão tendo alguma dificuldade e o que pode ser feito para melhorar a execução de cada etapa.

Planejar a construção do imóvel pode ser algo inicialmente exaustivo, mas à medida em que você se envolve no seu projeto pode ser tornar extremamente prazeroso. Poder planejar cada detalhe do empreendimento, desde o planejamento até a sua execução, garante que o seu imóvel saia exatamente como você sonhou.

Depois deste planejamento, que tal pensar na cara que você quer dar à sua casa? Confira as dicas de decoração que preparamos para você neste artigo!