Blog

Fique por dentro das novidades

Outono chegou: ideias para aquecer a casa em dias frios

Outono é uma das estações favoritas de quase todo mundo. Seja pelos ares mais frescos ou ainda pelo fim das chuvas de verão, é certo que a estação tem seu charme entre os admirados. Contudo – e principalmente agora com a pandemia do coronavírus – temperaturas mais baixas podem ser perigosas. Este artigo pretende de ajudar a manter o ambiente quente e confortável durante o período. Em outras palavras, mesmo sem calefação na residência, é possível combater o frio de maneira simples e eficiente.

Outono é a estação da folhas e de sol ameno

É interessante notar que nem todas as pessoas se preocupam com o posicionamento do lote na aquisição do terreno. E sua importância se faz presente quando falamos de aquecer o ambiente. Uma casa em si não difunde calor mas os eletrodomésticos que possuímos geram aumento de temperatura neste período.Por isso a principal medida é fazer com que o calor de fora da casa fique dentro e não saia. Para locais que não há produção interna de calor (lareira, calefação ou aquecedor) tudo depende da capacidade de isolamento da residência.

Aquecedores elétricos são os itens mais comuns 

Ainda que o mais comum sejam aquecedores elétricos para outono e inverno, eles possuem um valor alto de investimento e gasto relativamente proporcional. Porém o mercado já oferece diversos modelos portáteis, à gás, elétrico, a óleo e cerâmico, com opções para todos os bolsos.

Mas antes de escolher um você precisa compreender o espaço que pretende colocá-lo, uma vez que são adequados para ambientes de até 10 m². Para locais maiores, os tradicionais sistemas de calefação ainda são os mais recomendáveis. Uma outra dica para causar conforto é instalar um toalheiro térmico no banheiro. Ele possui a aparência de um toalheiro comum mas é ligado na tomada.

Alternativas simples aos aquecedores elétricos

Para quem não pode ou não deseja investir em aquecedores elétricos, há dicas funcionais para manter o ambiente mais quente. Uma delas se envolve diretamente com a decoração já que recomenda o uso de tecidos como atenuante da temperatura. Por isso, recomenda-se equipar a casa com tapetes felpudos, almofadas de pelúcia e mantas. Materiais como algodão e lã não apenas dão um charme à casa como retém parte do calor que circula. Inclusive no banheiro, onde cai bem modelos acolchoados e atoalhados.

Outro recursos bastante utilizada também são as cortinas, uma vez que ela ajudam a formar uma barreira contra o vento. Porém é recomendado a instalação de folhas com tramas mais fechadas, a exemplo de persianas rolô e romana de materias sintéticos. Blackouts também são ideais. E não se esqueça de abri-las durante o dia, já que o vidro permite que a luz solar aqueça os ambientes.

Por último, você pode também revestir as paredes com tecido ou madeira, criando um apelo têxtil interessante. Além de serem de fácil aplicação, há papéis de parede e painéis amadeirados que não exigem uma mão de obra complicada para sua instalação.

Outono é o momento oportuno de “seguir o sol”

Dias ensolarados no outono e inverno são mais raros porém com o sol na intensidade mais amena. Logo, uma forma infalível de aproveitar isso é abrindo janelas, deixar a claridade circular pelos ambientes. Aproveite este momento também para colocar cobertores, edredons e tapetes sob o sol. Com a ajuda de uma bússola, compreenda quais janelas estão voltadas para o lado norte. Primeiramente abra estas. Em seguida, considere a intensidade de luz nas janelas do lado oposto porque, comumente, elas são mais atingidas por sombras e ventos.

Esse aquecimento natural ajuda a reter calor ao final do dia.

Aproveite a ocasião e prepara uma cama quentinha

Em dias mais frios, é normal considerarmos mais difícil a hora de deitar. Não apenas a casa estará em clima mais gelado como a cama. Uma das saídas é usar um dos truques abaixo para dormir de forma muito mais confortável.

  • Forre o colchão com cobertor leve de microfibra, envelopando-o acima ou abaixo do lençol.
  • Coloque bolsas de água quente entre as cobertas antes de deitar.
  • Desencoste a cabeceira da parede fria.

Tire proveito do fogo

Que tal acender algumas velas aromáticas no ambiente? Ou ainda investir em uma lareira?

Essas dicas não apenas trazem conforto como criam um ambiente intimista e romântico. O único cuidado é com a segurança dos lugares onde serão colocadas, e a vigilância frequente em casa com crianças. Para isso é preciso não colocar ambos próximo a materiais inflamáveis ou tecidos.

Inclusive a escolha de combustíveis para velas ou lareiras podem seguir a linha de sustentabilidade, com itens portáteis que funcionam com álcool.

E se você chegou até o final do nosso texto e ainda não possui uma casa ou lote, confira as opções do Condomínio Versailles Ville de France. Nele você pode ter o lote dos sonhos, em uma localização incrível e topografia privilegiada.

Clique em um dos ícones abaixo e saiba mais sobre o Versailles.

Entre em contato conosco Whatsapp - OutonoEntre em contato conosco Youtube - OutonoEntre em contato conosco Linkedin - OutonoEntre em contato conosco Fale conosco - Outono