Blog

Fique por dentro das novidades

Sustentabilidade e decoração: como utilizar itens recicláveis na decoração

Sustentabilidade é um modo de reutilizar recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente.

O termo está alinhado às principais técnicas de construção dos tempos atuais e tem foco em pensar em gerações futuras. Em outras palavras, a sustentabilidade está ligada na redução de danos à natureza e pode ser aplicada desde a economia de energia elétrica até mesmo na escolha de onde a casa será construída.

Neste artigo, preparamos dicas para que você possa manter a sofisticação e qualidade em sua decoração, sem abrir mão da inovação e criatividade.

Sustentabilidade começa em escolhas corretas

Investir em uma decoração sustentável vai muito além de um desenvolvimento aplicado. A decisão pode - e deve - garantir ambientes agradáveis, apoiados em projetos ecológicos e economicamente viáveis. Ou seja: é preciso também pensar nos gastos e investimentos. Contudo já adiantamos que sustentabilidade anda de mãos dadas com economia. Um ótimo exemplo é a utilização de produtos recicláveis ou que iriam para o descarte. A partir deles é possível reaproveitar materiais e criar ambientes incríveis.

Plantas na decoração é sempre uma solução importante

A inclusão de plantas pela casa é sempre fundamental para conseguir ambientes frescos e com um toque tropical. Além disso, um ambiente fresco afeta diretamente no uso do ar condicionado ou ventiladores. Em outras palavras, você não apenas deixa o ambiente mais colorido como barateia sua conta, de uma forma bem dinâmica. Seja na construção de jardins ou na escolha de plantas suspensas, uma dica é essencial: dê preferência a plantas brasileiros. Isso porque elas estão mais aptas a nosso clima. Por exemplo: palmeiras, bromélias e filodendros.

Móveis sustentáveis e o que se pode reaproveitar

Na hora de adquirir móveis novos para a casa, opte por marcas sustentáveis. Elas podem ser encontradas a partir do selo de utilização de madeira de reflorestamento. Tais marcas além de possuir excelente durabilidade, não agridem o meio ambiente. Isso acontece porque a madeira utilizada para a produção vem de florestas plantadas para este fim. 

Outra sugestão é pôr a criatividade para funcionar e repensar alguns itens que iriam para o lixo. Garrafas pet, latas de alumínio, pneus e canos de pvc, por exemplo, possuem um grande poder de serem reutilizados. Esqueça o preconceito da reciclagem e utilize ideias. A Internet está cheia de dicas fantásticas para você dar uma nova cara ao que seria lixo.

Um empreendimento pode nascer com o pilar da sustentabilidade

A sustentabilidade está além das suas decisões em seu lote ou imóvel. O empreendimento que você escolher para construir pode também possuir ideias sustentáveis que harmonizem com sua escolha. No Condomínio Versailles Ville de France você pode ter o lote dos seus sonhos sem abrir mão de itens necessários para uma experiência incrível. Seja pela água captada de poços artesianos ou pela área verde preservada. Seja pela iluminação e pela topografia privilegiada ou mesmo pelo asfalto construído de maneira a evitar alagamentos e problemas futuros.

E para você que quer saber mais, clique em um dos ícones aí embaixo e saiba mais sobre o Versailles.

E não se esqueça: mais do que “comprar sustentabilidade é preciso consciência do que consumimos.

Entre em contato conosco Whatsapp - Sustentabilidade e decoraçãoEntre em contato conosco Youtube - Sustentabilidade e decoraçãoEntre em contato conosco Linkedin - Sustentabilidade e decoraçãoEntre em contato conosco Fale conosco - Sustentabilidade e decoração