Blog

Fique por dentro das novidades

8 dicas para economizar energia em casa

Economizar energia em casa

Economizar energia não apenas afeta diretamente o bolso do consumidor como tem impacto direto no meio ambiente. E esta tendência é cada vez mais forte no ramo imobiliário. 

Em outras palavras, é possível fazer da economia – um imperativo do mundo moderno – a base para sustentabilidade. A partir disso, conciliar eficiência e comodidade, beneficiando o bolso e o bem-estar.

Por isso reunimos estas 8 dicas para deixar seu lar mais bonito e ao mesmo tempo gastar menos energia.

Economizar energia começa na escolha da cor dos ambientes

Utilizar cores claras na parede e no teto ajudam a refletir a luz natural que entra pelas janelas. Dessa forma os ambientes podem permanecer mais claros por muito tempo, economizando energia. Caso você tenha preferência por cores quentes, a sugestão é escolher apenas uma parede para isso. Falamos disso aqui.

Outra dica importante é, sempre que puder, investir na iluminação natural, priorizando mais janelas e claraboias. A partir disso, o consumo de luz artificial e ar condicionado poderá ser reduzido. Mas no caso de não conseguir priorizar estes itens, dê preferência a lâmpadas de LED. Por exemplo, elas possuem duas a seis vezes mais economia que uma lâmpada convencional.

Fotocélulas é um recurso possível para exterior e varandas

Células fotoelétricas são dispositivos que armazenam luz solar a transforma em energia. Dessa forma, são ideais para varandas e áreas externas. Como irão se acender apenas à noite, e com energia armazenada sem custo adicional, você terá economia e praticidade. Além disso, a vida útil é extremamente compensatória.

Aparelhos em Stand-by e de alto consumo de energia

Alguns aparelhos elétricos são os vilões de toda residência. Contudo é impossível abrir do mão do uso. Então, a dica é racionalizar a utilização e fazê-la em horários específicos.

Um exemplo é o uso do ferro, máquina de lavar e chuveiros entre o horário de 18h às 21h, considero no Brasil como horário de pico.

Além disso, estudos indicam que evitar deixar aparelhos eletrônicos no modo de espera reduz em até 12% a conta.

Economizar energia com cuidados a fogões e geladeiras

Primeiramente, sabemos que geladeira e fogão, na maioria das casa, ocupam o mesmo cômodo. Porém, isso não significa que devam ficar próximos, ou mesmo ao lado um do outro. Lembre-se de uma regra básica sobre os dois: um esquenta. O outro esfria. E perto, o fogão irá transferir calor para a geladeira, aumentando o seu consumo elétrico.

Para a geladeira ainda há um cuidado extra com o termostato. Recomenda-se reduzir sua capacidade no inverno, uma vez que ela não precisa ficar no máximo nesta época.

E por último, verifique sempre o estado de conservação da borracha. Isso é importante para manter a temperatura e a economia do eletrodoméstico.

A escolha dos pisos

Até mesmo a escolha dos pisos e paredes podem contribuir para economizar energia. Caso você more em uma cidade muito quente, a escolha de pisos frios vai reduzir o uso do aquecedor. E no caso contrário, a escolha de um piso que retenha calor, do ar condicionado. Falamos um pouco sobre pisos aqui, por isso reforçamos sua importância.

Manutenção adequada da rede elétrica

Outra dica importante é manter em dia toda a verificação da rede elétrica. Desde sua instalação até a recorrente manutenção, você precisa ter ciência que estes cuidados vão além de segurança. Padrões conforme regras do Inmetro, fiação e circuitos novos e de qualidade garantem mais confiabilidade no uso da energia.

Escolha um sistema de aquecimento solar para água

Uma maneira prática de economizar energia é utilizar aquecimento solar de água. Este tipo de aquecimento resulta em um excelente investimento já que reduz drasticamente o gasto com chuveiros elétricos, sendo este um dos itens que mais consome energia dentro de uma casa.

Crianças conscientes ajudam a economizar

Também é importante frisar que a conscientização de economia precisa começar cedo. Além de seguir as dicas anteriores, é essencial orientar as crianças sobre estes cuidados. Dessa forma, elas crescerão conhecendo sobre sustentabilidade.

Então não se esqueça de lembrá-las de apagar as luzes, desligar a tv e outros aparelhos, como videogames e computadores.

E se gostou deste artigo e ainda não escolheu onde morar, dê uma olhada no que o Condomínio Versailles Ville de France preparou para você.

Inspirado na arquitetura francesa, o Versailles Ville de France conta com infraestrutura incrível. Em outras palavras, ele integra área de lazer, segurança e área de preservação ambiental permanente.

Clique em um dos ícones abaixo e saiba mais.

Entre em contato conosco Whatsapp - Economia de energiaEntre em contato conosco Youtube - Economia de energiaEntre em contato conosco Linkedin - Economia de energiaEntre em contato conosco Fale conosco - Economia de energia