Blog

Fique por dentro das novidades

Guia completo: os tipos de piso ideal para cada parte da casa

piso porcelanato

Escolher o piso ideal para cada um dos cômodos da sua casa é uma parte importante da decoração. Seja optando por estilos distintos para cada ambiente, ou mesmo escolhendo um padrão único, é importante que esta decisão esteja alinhada a outros fatores. Por exemplo, às cores das paredes ou mesmo do teto.

Para decidir o tipo de piso ideal é preciso não apenas avaliar a estética. O mais recomendável é encontrar beleza e funcionalidade na mesma peça, por exemplo.

Há também outros aspectos que precisam ser analisados, como manutenção e facilidade de limpeza. É importante também dizer que o resultado final precisa ser harmonioso, prático e durável. Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a escolher o melhor piso para sua casa.

Os principais tipos de piso e suas especificações

O tipo de piso escolhido vai, em geral, determinar não apenas o estilo da casa como auxiliar na decoração. Por isto, tenha em mente algumas observações acerca dos mais escolhidos.

O piso de madeira, por exemplo, é mais aconchegante. O de pedra, aponta para ambientes mais rústicos enquanto combinações clássicas pedem materiais brilhantes, como por exemplo, o mármore.

Utilizar diferentes materiais é permitido, mas deve-se ter o cuidado com as combinações.

Procure entender antes o tipo de decoração que você escolheu para a casa, para posteriormente, harmonizá-la com o piso ideal.

A recomendação é dividir a residência em três áreas, a citar:

  • Área íntima
  • Área social
  • Áreas molhadas.

Considere como área íntima os quartos. Área social são os ambientes onde você recebe visitas ou que os moradores interagem entre si, por exemplo, salas e corredores. Já as áreas molhadas abrangem cozinha, banheiros e lavanderias.

Ao considerar estes três pontos, você será capaz de perceber a circulação de pessoas, a ação de sol ou chuva, ou ainda a manutenção destes locais. Tudo isto será importante para a sua escolha.

Os tipos mais comuns de pisos e sua aplicabilidade

Ideais tanto para projetos residenciais como comerciais, há nove tipo de pisos entre os mais usados. Começando pelo mais escolhido, temos a cerâmica, que assenta bem tanto em ambientes internos quanto externos.

A vantagem do piso de cerâmica é sua versatilidade, resistência à água e a manchas e a variedade de texturas e paginações. Ela pode ser utilizada em toda a casa, levando em consideração que é um piso frio, e vai diminuir a temperatura do ambiente.

O segundo piso é o porcelanato, que possui alta qualidade e, mesmo sendo similar às funções da cerâmica, garante um ambiente mais elegante e luxuoso.

Já o cimento queimado – com sua aparência de inacabado – cai bem em estilos mais rústicos. Possui fácil aplicação e baixo custo porém não é indicado para ambientes úmidos, uma vez que altera sua cor nestas situações.

O ladrilho hidráulico aparece como alternativa para quem deseja variação de estampas com produção artesanal. Por ser de maior investimento, é mais personalizável e vai bem em quem pretende ter algo único em sua casa.

Outra opção são os assoalhos de madeira, que possui várias combinações mas costuma ser os mais caros do mercado. Fabricados com madeira de lei, inspiram conforto mas exigem uma manutenção mais criteriosa. Porém, devido ao alto custo deste, muitos clientes preferem os laminados de madeira. Neste caso, o revestimento é feito de HDF (madeira de alta densidade) mas há os contras: este tipo de piso não combina com umidade. E por isso, não é recomendável para instalação em áreas molhadas.

Por outro lado, mármores e granitos trazem imponência e luxo para qualquer casa. Ideal para regiões mais quentes, enquanto o mármore tem baixa resistência a impacto, o granito se mostra mais barato e fácil de limpar. Mas ambos possuem combinações fantásticas e durabilidade satisfatória.

E por último, temos o piso vinílico, produzido a partir de PVC. Com conforto térmico, acústico e resistência a manchas, costuma ser confundido com o laminado. O que o difere é o menor investimento e a facilidade de instalar, inclusive em superfícies não niveladas.

O que analisar para se escolher o piso ideal?

Com tantas opções no mercado, há algumas dicas importantes para se considerar antes de escolher o piso. Entre elas:

  • Avalie o ambiente e sempre diferencie pisos internos e externos.
  • Confira a resistência dos materiais escolhidos e pense na movimentação dos ambientes onde eles serão instalados.
  • Combine sua disponibilidade para limpeza de acordo com o grau de manutenção do piso escolhido.
  • Pense em quais locais o piso precisa ser antiderrapante.
  • Se possui animais de estimação, considere onde eles ficarão na casa, antes de escolher o piso.

E após conferir todas as nossas dicas, veja aqui algumas opções para tirar o seu sonho de comprar um lote e construir do papel.

Qualquer dúvida, é só clicar em um dos ícones abaixo para saber mais.