Blog

Fique por dentro das novidades

5 Dicas para economizar na decoração

A imagem contém dica como economizar na decoração

Você acaba de adquirir seu espaço e pretende economizar na decoração. Mas é importante lembrar que decorar uma casa envolve pesquisa, escolhas e gastos. Então, como fazer para que o investimento seja com custo baixo porém eficiente? É mesmo possível gastar pouco e encontrar soluções bacanas para a decoração?

Nós acreditamos que sim. E por isso, preparamos este artigo para te ajudar a economizar na decoração, sem abrir mão do bom gosto.

 

1 – Economizar na decoração começa no planejamento

Planejar é uma dica recorrente não importa se o assunto é construir, reformar ou decorar. Portanto, é tão importante. Por exemplo, você pode optar por não contratar um profissional, mas precisa estar ciente de como fazer. E tudo isto passa pelo planejamento.

Antes de sair em busca de móveis e peças de decoração tente imaginar quais ambientes quer decorar. Se acaso entender um pouco de harmonização, você pode ainda definir uma paleta de cores e um estilo. Se tiver dúvidas, veja aqui os primeiros passos para começar a decoração.

Não se esqueça de dar uma olhada em revistas de decoração, visitar blogs sobre o assunto na internet. E por último, anote tudo que considerar interessante.

É possível fazer um esquema, já pensando na disposição de cada item e como decidir pela parede de cada ambiente. O piso, é claro, também tem papel importante nesta harmonia.

 

2 – Alie custo com benefício

Economia nem sempre se pensa no mais barato. A principal dica aqui é: o valor inferior de um móvel ou objeto de decoração garante qualidade? E o item irá durar o tempo suficiente que você espera? Tenha isto em mente. Se a resposta for não, você precisa reavaliar a compra.

Antes de adquirir um móvel ou eletrodoméstico de qualidade menor, verifique que a peça não causará substituição em breve. Pagar mais por algo durável é investimento de longo prazo.

Na dúvida, pesquise resenhas na internet, verificando o que compradores acharam daquele item. Isto irá te ajudar, por exemplo, na escolha e na compra.

 

3 – Reaproveite itens que podem ser renovados

Nem tudo precisa ser novo. Olhando as peças, móveis ou eletrodomésticos que você possui é possível encontrar, por exemplo, algo que possa ser reaproveitado. Uma plotagem em geladeira, uma modificação naquela mesa centro ou mesmo uma pintura são coisas que podem dar uma cara nova à sua decoração.

Olhe ao redor e veja o que pode receber uma boa pintura ou conserto. Outra dica é visitar bazares já que, muitas vezes, uma peça recauchutada pode se transformar em algo único.

E se você tiver habilidade em fazer coisas, não se contenha. Isto personaliza ainda mais o seu espaço.

 

4 – Pinte uma parede e transforme todo um ambiente

A pintura de uma única parede dentro de um ambiente pode mudá-lo completamente. Por isto, pense desde a aplicação de um papel de parede, um adesivo, ou mesmo uma textura e abuse da imaginação.

Apenas lembre-se que, ao escolher as cores, elas também aumentam ou diminuem a percepção do espaço escolhido. Se por um acaso todas as paredes forem claras, decorar uma delas em um tom escuro pode dar a sensação de mais aconchego. No caso contrário, mais amplitude.

E entenda como quadros ou objetos decorativos podem completar o ambiente. Muitas vezes, uma pequena mudança dá uma cara nova em todo o espaço.

 

5 – Menos também pode ser mais

Por vezes, não é necessário comprar nada. Para economizar na decoração, por exemplo, você também pode perceber se a disposição dos objetos estão eficientes. E sempre que quiser, testá-los em outro canto da casa.

Já pensou em mover uma mesa de centro grande, por exemplo, para um dos cantos da parede ao invés de adquirir uma menor? Ou mesmo centralizar a cama, encostada próxima à janela?

Entre várias dicas, você pode trocar cadeiras por um banco estofado, pintar azulejos da cozinha ou mesmo trocar dois ambientes de lugar. Seja criativo!

E para você que acompanhou nossas dicas mas ainda não tem o seu espaço, clique aqui e saiba mais sobre o Condomínio Versailles. Se preferir, clique em um dos ícones abaixo e entre em contato conosco.