Blog

Fique por dentro das novidades

Administradora de condomínios: vale a pena contratar?

administradora de condomínios

Você sabia que contratar uma administradora de condomínios pode contribuir muito para o sucesso na gestão do empreendimento? Ao terceirizar este tipo de serviço, é possível otimizar o tempo e aumentar muito a produtividade. No entanto, é comum que muitos se perguntem: mas afinal, o que estas empresas fazem? Se você também não tem muita clareza neste tema, não se preocupe. Selecionamos algumas dúvidas principais para te auxiliar!

O que é uma administradora de condomínios?

Trata-se de uma equipe composta por pessoas especializadas para garantir a melhor gestão possível. Pode contar com advogados, contadores e gestores além de profissionais de outras áreas. Isto, porque a administração de um condomínio abrange muito mais do que os afazeres de um síndico. Administrar um condomínio vai desde resolver problemas com vizinhos, a vagas de garagem, inadimplência e até mesmo falta de transparência nas contas e possíveis desvios de dinheiro.

Por que contratar o serviço?

Com a vida cada vez demandando mais de todos nós, seja pelo trabalho, família e diversos outros afazeres, muitas vezes uma pessoa sozinha não consegue administrar todo um condomínio. Além dos problemas já citados, é preciso lidar todo o tempo com pessoas, e muitos não têm experiência, tempo, ou mesmo vontade de trabalhar nesta função. Ao assumir o cargo de síndico, a pessoa às vezes precisa ocupar grande parte do seu dia, pois não se trata de uma tarefa simples.

Além de não precisar se preocupar com nada, contratar uma administradora pode contribuir para baratear e muito a manutenção dos serviços no condomínio. Isto porque como estas empresas já possuem uma expertise na área, possuem tabelas de preços para economizar nos recursos a serem comprados, por exemplo. Também pode-se receber suporte e consultoria para as tarefas administrativas, e os moradores podem se resguardar.

Quais as principais tarefas?

Entre as tarefas de uma administradora estão: a elaboração de boletos para todos os moradores, pagamento de contas do condomínio, orientações sobre a convenção e regimento interno do condomínio, contabilizar receitas e despesas do prédio, emitir multas e advertências. Por fim, é também feita a prestação de contas mensais para que todos os condôminos estejam a par dos processos que estão sendo realizados.

Se você tem interesse no serviço, converse com as outras pessoas no seu prédio! Procurem alternativas, recomendações e vejam se vale a pena, ponderando todas estas questões. Gostou deste conteúdo? Escreva para a gente com outras sugestões!