Blog

Fique por dentro das novidades

6 passos para vender o seu lote rapidamente

lote

Tem pressa para vender seu lote e não sabe por onde começar? Sabemos o quão promissora é a compra de um lote, mas às vezes não é tão fácil assim concretizar uma venda. Um lote é um investimento extremamente rentável. Além disto, é seguro e uma ótima opção para quem quer construir.

Mesmo com todas estas vantagens, por que às vezes é tão difícil vender um lote? Siga o nosso passo a passo e veja algumas técnicas que podem ajudar.

1. Fique de olho na documentação

Um dos fatores que mais contribuem para a perda de uma venda, é irregularidade na documentação do lote. Por isto, fique atento a todos os documentos do lote e garanta que tudo esteja em dia. Providencie toda a documentação necessária, incluindo a escritura. Também é interessante ir ao cartório para tirar uma certidão atualizada comprovando que tudo está em ordem.

Não subestime a capacidade do seu cliente de conferir a regularidade da documentação. Esta etapa é de extrema importância e com certeza será um diferencial na hora da venda do seu lote.

2. Prepare o lote para visitas

Imagine que você é o cliente. Você chega para comprar uma casa e está tudo bagunçado, sujo e diferente das imagens que você tinha visto anteriormente. Você não iria gostar, não é mesmo? Com a venda de lotes não é diferente: a aparência importa, e muito.

É necessário deixar o lote limpo, sem mato ou entulho ainda que às vezes o clima não colabore muito. Todos estes cuidados são fundamentais para o cliente ter uma visão melhor dos detalhes do terreno.  Avaliar o desnível, tamanho do local e outros fatores que interfere caso o cliente queira construir.

3. Defina um valor justo

De que adianta ter um lote com bom tamanho e boa localização se o preço não está de acordo com o mercado? É importante avaliar empreendimentos do mesmo tipo para não colocar um valor muito alto ou muito baixo. Analisar o preço de lotes na mesma com localização, metragem, áreas inclusas, por exemplo é uma boa ideia.

Outra dica válida é conferir os valores de lançamentos na área. Se o valor do seu lote está muito próximo, é preciso verificar melhor. Nos lançamentos, além do valor do terreno, estão incluídos os valores da construção como um todo.

4. Invista na divulgação

Sem uma boa divulgação as pessoas não saberão que o seu lote está à venda. Parece óbvio, mas uma divulgação boa vai além de uma placa na frente ou do famoso boca a boca.

É necessário utilizar todos os recursos disponíveis a seu favor. Investir em redes sociais, jornais, sites de imóveis e outros tipos de mídia terá um retorno mais satisfatório. Lembre-se de utilizar boas fotos do imóveis, uma descrição completa e informações que valorizam o lote, como localização, benefícios extras e condições de pagamento.

5. Tenha paciência para vender seu lote

A aquisição de um lote exige um planejamento bem elaborado. Não se faz um investimento deste porte de um dia para o outro. Tenha paciência e entenda que seu cliente pode entrar em contato rápido mas demorar a dar uma resposta concreta. Cobrar uma resposta imediata do seu cliente pode fazer com que ele fuja de você.

Ao invés de insistir, mostre-se disponível  para esclarecer a quaisquer dúvidas. Ofereça materiais construtivos e procure responder às perguntas o mais rápido possível.

Para agilizar o processo, deixe tudo preparado para caso o cliente decida fechar a compra. Lembre-se: é melhor fazer uma compra demorada mas bem sucedida e tranquila, do que uma rápida mas que te dê dores de cabeça no futuro.

6. Consulte empresas especializadas

Além de tentar vender o lote para pessoas físicas, você pode tentar vender para empresas que comprem este tipo de imóvel ou ajudem a vendê-lo. As empresas estão mais acostumadas com o processo de negociação. Desta forma, pode ser mais fácil, rápido e vantajoso negociar diretamente com elas.

Vender seu lote pode não ser a coisa mais fácil do mundo, mas o mais importante é não se precipitar. Seguindo estas dicas você é capaz de fazer uma boa apresentação ao seu cliente. Além disso, é mais fácil se resguardar efetivando uma venda segura e justa.

Gostou das indicações? Entre em contato em caso de dúvidas.

Você pode gostar de:

Posso usar o FGTS para comprar um lote?