Blog

Fique por dentro das novidades

5 passos para construir o seu Home Office

Você sabia que o Brasil é o terceiro país onde mais cresce o Home Office? Isto porque o estilo de trabalho realizado remotamente tem inúmeros benefícios. A economia de combustível, ausência de dress code, e economia com alimentação são alguns deles. No entanto, a falta de uma infraestrutura adequada pode refletir no seu rendimento, prejudicando o desempenho no trabalho.

Foi pensando nisso que fizemos um passo a passo para você construir um Home Office de qualidade. Veja algumas sugestões!

1. Prezar pelo conforto

Já imaginou trabalhar diariamente com dores, tensão e estresse como parte da rotina? O trabalhador brasileiro trabalha, em média, 8 horas por dia. Por isto, o conforto é primordial para que não existam outras formas de distração e obviamente para prezar pela saúde a longo prazo.

Sendo assim, é preciso que os móveis sejam adaptados de forma a garantir a melhor postura possível. Qualquer desconforto deve ser levado em conta, dado o tempo que você passará na mesma posição. Se for preciso, gaste um pouco mais, mas assegure-se de que sua escrivaninha, cadeira, computador, garantam a sua saúde física.

2. Ter um ambiente silencioso

Um ambiente silencioso em casa pode ser um desafio para quem mora com mais pessoas, tem crianças ou vive próximo a avenidas movimentadas. Considere construir o seu Home Office no lugar mais silencioso da casa, de preferência com portas e janelas que você possa fechar em caso de incômodo.

Se for preciso, troque os ambientes, por que não? Se a sua sala de estar é mais silenciosa do que o cômodo que você tem disponível, talvez seja interessante fazer esta “mudança estratégica”. É importante ter em mente que trabalhar em casa pode ter inúmeras distrações, sendo o barulho a principal delas. Desta forma, toda adaptação é válida para que você tenha mais tranquilidade na hora de realizar suas atividades.

3. Construir uma iluminação agradável

Uma casa costuma ser adaptada para ser… uma casa! Parece óbvio, mas às vezes não nos damos conta que uma dor frequente nas vistas pode ser por conta da luz ambiente, não apropriada para passar horas escrevendo. Pensar em uma iluminação adequada também é essencial para o seu conforto e para que o seu corpo entenda que aquele é o seu local de trabalho, e não para relaxar.

Existem certos níveis recomendados para iluminação de escritório. Faça uma pesquisa antes de adaptar sua casa. Procure também economizar energia escolhendo um local que tenha luz do dia favorável. Desta forma, se você trabalha durante o dia, poderá economizar na maior parte do tempo.

4. Fazer uma decoração de Home Office

Como já foi dito, é muito importante se livrar ao máximo das distrações que o façam lembrar de que você não está em um ambiente de lazer e descanso ainda que esteja em casa. Para ajudar nesta questão, decore o seu ambiente de trabalho como tal.

Se você se entretém com facilidade, opte por uma decoração mais minimalista. Se trabalha com artes, coloque elementos que sirvam de inspiração. Plantas também ajudam muito na decoração de escritório. O importante é buscar a decoração ideal para o seu objetivo.

5. Ter os materiais de uso diário ao seu alcance

Evite ficar entrando e saindo do cômodo com tanta frequência. Tenha ao seu alcance tudo o que costuma utilizar durante uma rotina de trabalho: papel, caneta, água, agenda, etc. Isto, além de otimizar o seu tempo permite que você se mantenha mais focado.

Gostou das dicas? Se você já construiu o seu Home Office conte para a gente!