Blog

Fique por dentro das novidades

Projeto da sua casa: 5 passos definitivos para criá-lo

projeto da sua casa

O projeto da sua casa é o último passo para transformar o seu sonho em realidade. E todos sabemos que a construção tem se tornado uma opção viável para aqueles que sabem que encontrar a casa perfeita não é uma tarefa simples.Isso porque são vários detalhes e funcionalidades que fazem a diferença no dia a dia.

De maneira geral, após a escolha do terreno, o planejamento do imóvel se faz necessário para que se desenvolva um projeto adequado.

Mas como ele precisa ser realizado? Quais os materiais adequados para sua construção? O que precisa ser de responsabilidade de um profissional da área e o que pode ser decidido pelo proprietário? As dúvidas são muitas.

Por isso, preparamos esse artigo com 5 passos essenciais para te ajudar a criar o projeto ideal da sua casa. Confira abaixo.

1 – O projeto da sua casa começa na idealização do imóvel

Parece meio óbvio, mas não custa lembrar: sua nova casa precisa não apenas ter a sua cara. Ela também deve atender suas necessidades, seja para o conforto da família, seja para trabalhar em casa ou momentos de descontração. Não importa seus motivos, é importante ter em mente que todas as decisões precisam alinhar seu orçamento com seus planos.

Por isso, pense minuciosamente sobre cada etapa. Planeje se será uma casa grande ou mais moderna, quantas vagas terão na garagem, o estilo, o número de quartos. Ao possuir esta lista de preferências, você facilitará o trabalho do arquiteto, além de poder também, a partir disso, optar por um projeto preexistente.

2 – Faça orçamentos múltiplos de todo o investimento

Não há nada mais frustrante que ver uma obra parada por falta de recursos. E isso nem sempre é culpa do proprietário. Muitas vezes, a falta do planejamento abordada ali em cima, causa transtornos que prorrogam as finalizações da construção. Por isso, não se esqueça: após planejado, é importante realizar vários orçamentos, tanto da mão de obra quanto dos materiais.

É necessário analisar cada passo, e entender quando é possível economizar com a troca de algum item específico ou ainda quando a escolha é definitiva. De nada adianta para apressar a construção, optar por itens não inclusos no projeto. Posteriormente, você pode querer trocá-los e terá retrabalho.

O ideal é pesquisar quanto você gastará em todas as etapas, e confrontar estes gastos com seu orçamento. Ao criar um cronograma das obras, será mais fácil entender quando sua casa estará pronta. E por último, não se esqueça de considerar a etapa de acabamento e até mesmo os móveis necessários para a nova casa. Existem sites como, por exemplo, o Arquitecasa, que permitem cálculos próximos aos exatos.

3 – Nunca dispense os serviços de um bom arquiteto

É muito comum nos dias de hoje, com o acesso à internet e às opções de vários serviços, algumas pessoas dispensarem o arquiteto. Aliás, é preciso explicar aqui o motivo do profissional desta área ser tão importante.

Primeiramente, o arquiteto irá pensar em cada detalhe do seu imóvel, dar a ele uma visão estética e, principalmente, funcionalmente. Ainda que você já tenha certeza como quer cada canto da casa, acredite: haverão questões que passarão despercebidas aos leigos no assunto. E por isso, ouvir a opinião do profissional fará toda a diferença no resultado final.

Contudo, não se esqueça de encontrar um arquiteto que compreenda suas motivações e as adeque à realidade do projeto. Mesmo com a opinião externa, a palavra final precisa ser do proprietário.

4 – O projeto da sua casa só acontecerá com a documentação em dia

Não importa o tipo de obra que você escolheu pôr em prática, a documentação regular é obrigação em todas elas. Além disso, há liberações e protocolos a seguir, de acordo com o poder público do local onde você vai construir. Dentre os principais, podemos citar os seguintes exemplos:

  • ART – anotação de responsabilidade técnica
  • Alvará de construção
  • Habite-se
  • Comprovante de propriedade do imóvel
  • Memorial descritivo

São eles que irão garantir toda a legalidade do processo.

Para saber mais sobre cada um deles, leia esse artigo sobre documentação para construir.

5 – Utilize a tecnologia a seu favor

Nos dias de hoje, a automação residencial é uma alternativa viável e que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Isso porque se torna mais usual a utilização de recursos tecnológicos para garantir conforto e praticidade no projeto da sua casa. Desde a iluminação de LED para reduzir gastos e melhorar a ambientação dos cômodos até o uso de placas solares para melhor aproveitamento do sistema hidráulico e elétrico. Todas estas opções estão disponíveis e precisam ser pensadas.

Dessa forma, você não apenas terá um planejamento funcional a longo prazo como estará alinhado à preservação ambiental.

E se você chegou até nossa última dica e já sabe como será sua nova casa, que tal escolher o melhor lugar para construí-la? O Condomínio Versailles Ville de France é inspirado na arquitetura francesa e fica a apenas 5 minutos do centro de Lagoa Santa.

O condomínio fechado conta com portaria 24 horas, área de preservação ambiental, salão de festas, piscina e quadra poliesportiva.

Basta clicar em um dos ícones abaixo e falar com um de nossos consultores.

Entre em contato conosco Whatsapp - projeto para sua casaEntre em contato conosco YoutubeEntre em contato conosco Linkedin - projeto para sua casaEntre em contato conosco Fale conosco