Blog

Fique por dentro das novidades

Previsões para Lagoa Santa: o que mudou de 5 anos atrás e como será 2020

previsões para Lagoa santa

As previsões para Lagoa Santa, há anos, deixaram de ser promessas e se tornaram realidade. Segundo o estudo do IBGE, a cidade é hoje a 64ª em um ranking de melhores lugares para morar em Minas Gerais. A partir disso, tornou-se referência de qualidade de vida e desenvolvimento.

Aliás, o Condomínio Versailles Ville de France reforça essa excelência da cidade. Sua estrutura facilita a vida de quem quer morar em uma das cidades mais prósperas da região metropolitana de Bh.

Por isto preparamos este artigo para contar sobre a cidade nos últimos cinco anos. E fazer previsões para 2020. Acompanhe conosco.

Previsões para Lagoa Santa se iniciam com foco nas estradas

A criação da Linha verde e do Distrito Industrial Alfandegário acelerou a dinâmica migratória na região. Em outras palavras, o Vetor Norte está em constante progresso, intimamente ligado à construção da Cidade administrativa e da evolução do fluxo de usuários do Aeroporto de Confins. Além disso, essas obras ampliaram o número de investidores na região, valorizando os espaços com boa infraestrutura do local.

É possível citar, por exemplo, o Corredor Multimodal de Alta tecnologia (Eixo MG-010) que conta com sete setores estáveis. São eles: turismo de negócios, educação, parque de logística de distribuição, defesa, comércio atacadista, ciências da vida e tecnologia da informação.

Bons índices acompanham Lagoa Santa na última metade da década

A receita externa de Lagoa Santa hoje responde a 54% de toda a arrecadação do município. Isso a coloca nas últimas colocações de Minas Gerais, o que é uma excelente notícia. Receitas externas são aquelas que podem se tornar variáveis por diferentes fatores, e afetam diretamente a economia. Em outras palavras: a cidade tem uma fonte de receita que provém do próprio município. Isso mantém estável os serviços essenciais (saúde, educação, segurança) e garante a possibilidade de planejamentos a médio e longo prazo.

Além disso, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (Siconfi), o município tem austeridade na gestão de recursos públicos, com gastos sempre inferiores à arrecadação.

Previsões que passam por taxa de desenvolvimento e IDHM

O Índice de Desenvolvimento Humano municipal (IDHM) de Lagoa Santa é o 9º melhor de Minas Gerais. Com 0,777, ele é apoiado em três fatores. Os maiores são a Longevidade, com índice de 0,857, seguida de Renda, com índice de 0,790, e de Educação, com índice de 0,693.

No quesito renda, O IDH de Lagoa Santa aparece na quarta posição, à frente de cidades como Uberlândia e Juiz de Fora.

O IDHM avaliou a realidade dos 5.565 municípios brasileiros e calculou de acordo os dados colhidos pelo Censo de 2010, realizado pelo IBGE.

Serviços básicos chegam a 99% da população

O fornecimento de água e o saneamento básico é um problema recorrente em várias cidades do Brasil. Mas comparado a outros municípios brasileiros, Lagoa Santa tem números excelentes. 99% da população possui os três itens de atendimento. Em outras palavras, água encanada, coleta de lixo e energia elétrica atende quase a totalidade da população. Devido a isso, a vulnerabilidade em relação à pobreza caiu de 30% para 17% na última década.

Previsões para Lagoa Santa: o que esperar em 2020?

Segundo a Lei de diretrizes orçamentárias de Lagoa Santa, há dinheiro em caixa. E ele será investido em urbanização e melhoria da cidade. Algumas ações como a revitalização da Orla da Lagoa, novas unidades de saúde e praças públicas já foram, inclusive, inauguradas. Isso fortalece o turismo no local e gera renda no município.

Com a inauguração em 2016 da 3ª Companhia de Missões Especiais da Polícia Militar, a cidade tem se tornado mais segura para seus moradores e visitantes. Isto é o que dizem os números, que apontou que o primeiro semestre de 2019 teve o melhor resultado em sete anos. A projeção para 2020 é ainda mais otimista.

Na geração de renda e emprego, segundo dados da Prefeitura, há uma ascendente. Por exemplo, os microempreendedores individuais na cidade estão com um aumento considerável, o que garante formalização profissional e arrecadação de impostos.

E se você se convenceu que vale a pena morar nesta cidade incrível, clique em um dos ícones abaixo e entre em contato conosco.

O Versailles Ville de France é o lugar ideal para você e sua família usufruírem de conforto e bem estar.