Blog

Fique por dentro das novidades

Os mitos de Lagoa Santa: conheça 5 lendas da cidade

Igreja Lagoa Santa

Os mitos de Lagoa Santa, assim como qualquer outra cidade do interior, a acompanha há décadas.E conhecê-los torna a experiência de conhecer ou morar nesta cidade incrível, muito melhor.

Um dos maiores problemas de alguns dos mitos são quando fornecem uma perspectiva errada do lugar.

Pensando nisto, organizamos este artigo que vai explicar, em outras palavras, as lendas de Lagoa Santa.

A cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, com pouco mais de 63 mil habitantes tem suas histórias encantadoras. E por isso, merece muito mais do que mitos para ser admirada.

Os mitos de Lagoa Santa surgem com a história da cidade

Apesar de várias lendas com repercussão negativa, é por causa de uma antiga que a cidade foi batizada.

Primeiramente se conta a história do desbravador Felipe Rodrigues, que se curou após banhar nas águas do lugar. O “milagre” repercutiu tanto que foi erguida uma apela em homenagem a Nossa Senhora dos Remédios.

Em seguida, há a história da mulher que afogava os homens no meio da lagoa. Eles morriam pela ambição, assim como na lenda indígena de Iara.

Porém, mesmo com estas duas lendas, há outras que não se justificam. E quando pensamos na modernidade de Lagoa Santa, precisamos explicar o motivo delas.

1 – O trânsito de Lagoa Santa é similar ao de várias cidades

Começando pelo trânsito, Lagoa Santa tem um fluxo intenso mas dentro da normalidade. Pelo menos é o que diz os dados do Detran. O país tem uma média de 3,87 habitantes por veículo, e Lagoa Santa, um pouco menos, atingindo 3,34. Ao comparar com as demais cidades da região metropolitana, os dados dizem exatamente o mesmo de qualquer cidade pequena. Nova Lima tem índice de 3,11, Pedro Leopoldo 3,54, Rio Acima 3,92 e Contagem 3,06, mostrando que não há nada anormal no fluxo de tráfego em Lagoa Santa.

2 – O mito da segurança em números confiáveis

Lagoa Santa é uma cidade segura, e dados que mostram um alto índice de violência não se justificam. Segundo dados coletados pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, Lagoa Santa é a cidade mais segura da região metropolitana. A taxa de homicídio é de 5,48 a cada 100 mil habitantes, enquanto outros locais, inclusive da região metropolitana, possui índices acima de 40, como o caso de Ribeirão das Neves.

3 – O índice da educação também é destaque em Lagoa Santa

Com taxa de alfabetização acima de 97%, Lagoa Santa possui excelentes índices nos anos iniciais do ensino fundamental. O IDEB da rede pública é de 6,5, muito acima dos 3,9 de Minas Gerais, ou ainda de outras cidades da região metropolitana. Os dados são resultado de pesquisa do IBGE, que considerou também existir 35 escolas públicas no município.

4 – Turismo e diversificação econômica geram emprego e renda em Lagoa Santa

Pela primeira vez desde 2005, quando foi elaborado o índice dos municípios mais desenvolvidos de Minas Gerais, Lagoa Santa figurou em 2018, como um dos melhore lugares para se viver no estado. A informação é da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e mostra o município no 8º local estadual e 178º nacional.

A boa posição se dá pela capacidade de investimento e diversificação da economia na cidade, além do turismo pulsante do local.

5 – Saúde é uma das melhores de Minas Gerais

Lagoa Santa conta com 21 estabelecimentos de saúde, o que resulta em uma média acima da mineira e da nacional. Além disso, a taxa de mortalidade infantil é de 14,87, muito abaixo dos 26,3 registrados em todo o território brasileiro.

Há ainda de se destacar o Hospital de Campanha de Lagoa Santa, que realiza grande contribuição nesta área.

A partir disto, considere sempre repassar informações importantes e reais desta cidade incrível. E se você está pensando em adquirir um lote para construir ou investir em Lagoa Santa, entre em contato conosco.

Além de uma infraestrutura fantástica, próxima da capital e com a tranquilidade do interior, O Condomínio Versailles Ville de France é o seu lugar ideal.

E Lagoa Santa, com seus espaços únicos de visitação, esperam por você.

Entre em contato conosco clicando em um dos ícones abaixo.