Blog

Fique por dentro das novidades

Planejamento financeiro em 2020: conheça estratégias para montar o seu

Planejamento financeiro 2020

Planejamento financeiro é uma ação recorrente de todos aqueles que pretendem realizar um sonho, quitar dívidas ou se reorganizar. No final de cada ano, é comum as pessoas se planejarem para os próximos 12 meses, fazendo um balanço. Em outras palavras, seja pessoais ou profissionais, este é o momento de colocar em prática os objetivos e como realizá-los.

A importância de um planejamento financeiro é simples, mas sua execução pode soar complexa. Primeiramente, é importante ter em mente que cada planejamento é flexível e pode ser adaptado ao estilo de casa pessoa. Contudo, todo o processo precisa ser possível e respeitado por quem o faz para que dê resultados.

Pode-se se dizer que o planejamento financeiro é só parte de um comportamento saudável com o dinheiro. Além disso, você precisa eliminar hábitos ruins, focando basicamente em três pontos:

  • Conhecer seus gastos fixos;
  • Estipular um limite para gastos variáveis;
  • Guardar uma parte de tudo o que ganha.

Os benefícios de um planejamento financeiro anual parte do princípio de economias maiores, podendo escolher o momento certo para os gastos.

Confira abaixo as dicas que preparamos para que seu 2020 seja estrategicamente planejado. E com dinheiro no bolso.

Planejamento financeiro começa com a escolha de um objetivo

A principal razão de se educar financeiramente é poupar. Seja para quitar dívidas ou juntar dinheiro. Por isso é tão importante escolher o objetivo. A partir dele você saberá estipular qual o prazo e valor necessários para realizá-lo.

Se você deseja, por exemplo, fazer uma viagem, defina o valor que pretende juntar e até quando. E após isso, acrescente os planos nos seus gastos e/ou investimentos anuais. Se seu sonho é o tão sonhado lote para uma casa própria, pode ser que o planejamento de 2020 se estenda para outros anos. Porém é importante pensar que se planejando no primeiro ano, os demais já terão estes gastos como despesas fixas.

Eduque-se financeiramente

Educação financeira nada mais é que mudar a própria mentalidade em relação aos uso do dinheiro. Antes de começá-la, você precisa aprender a desenvolver duas características, que são a organização e a disciplina.

Organizando-se você vai conseguir registrar gastos e acompanhar contas pagas. Com disciplina, não vai se ater a gastar com coisas desnecessárias ou não planejadas.

Planejamento financeiro e a definição de prioridades

Após listar nossos objetivos, pode ser que consideremos que não seja possível realizar todos no próximo ano. Por isso, é tão importante entender a urgência de cada um deles e sua prioridade.

Uma forma de entender os cenários possíveis é se perguntar sobre qualidade de vida ou algo com retorno de benefício por mais tempo. Por exemplo, se você não sabe se troca o carro ou compra uma casa, a pergunta é: qual deles posso aguardar sem comprometer minha vida e da minha família?

Fazer investimentos é importante

Por vezes o foco de quem se planeja financeiramente está em cortar gastos ou pagar dívidas. Mas isso precisa estar alinhado, simultaneamente, em investir em algo. E para isso é preciso reservar pelo menos ⅓ da renda familiar para a categoria Reserva/Investimentos/Objetivos. Parece muito, mas acredite, não é.

Então não deixe de procurar o seu gerente bancário, converse com ele sobre investimentos, conheça seu perfil e invista. O mínimo que precisa ser feito é atingir um valor que garanta recursos por seis meses para você e sua família. Dessa forma, em algum momento desfavorável, vocês estarão seguros financeiramente.

Reduza custos desnecessários

Agora você já conhece seus gastos fixos, variáveis e já preparou uma reserva para investir. Que tal analisar tudo que realmente precisa ser mantido? Verifique entre as despesas de assinaturas, televisão, celulares, telefone e internet. Considere o contato com todas elas, para cancelamentos, alterações de pacote ou mesmo redução dos serviços. Muitas vezes temos serviços muito superiores ao que precisamos.

Aproveite também para deixar de lado o lazer que representa alto custo. Almoçar fora, por exemplo. Shoppings e outros, que sempre geram valores agregados podem ser substituídos por passeios ao ar livre ou parques.

Planejamento financeiro precisa de uma ferramenta de controle

Existem várias ferramentas para controle financeiro, e você pode escolher conforme sua prática em cada uma delas. Para os mais tradicionais, um bloco de anotações pode ser o necessário. Contudo, além de planilhas próprias encontradas na Internet, há também os aplicativos. Um bom exemplo é o Guia bolso, que vincula seus cartões e contas correntes, unificando seus gastos.

Para fazer sua própria planilha você pode ainda usar o Excel ou o Goodle Docs.

E falando em controle, não esqueça de usar com cuidado o cartão de crédito.

Seguindo estas dicas, você vai conseguir facilmente se organizar para 2020. E se entre seus objetivos está morar em um lugar incrível, confira o Condomínio Versailles Ville de France.

Localizado a cinco minutos do centro de Lagoa Santa, é um empreendimento inspirado na arquitetura francesa, o Versailles Ville de France conta com infraestrutura incrível. Em outras palavras, ele integra área de lazer, segurança e área de preservação ambiental permanente.

Clique em um dos ícones abaixo e saiba mais.

Entre em contato conosco Whatsapp -Planejamento financeiro 2020Entre em contato conosco Youtube - Planejamento financeiro 2020Entre em contato conosco Linkedin - Planejamento financeiro 2020Entre em contato conosco Fale conosco - Planejamento financeiro 2020