Decoração com plantas: como usá-las em sua residência

Decoração com plantas, em geral, renovam qualquer clima e ambiente de uma residência. Além disso, as plantas podem ser utilizadas como ferramentas decorativas de maneira bem ampla. Seja para decorar o espaço ou mesmo ambientar casa ou apartamentos de maneira mais aconchegante, são uma escolha interessante.
Também não importa se você tem espaços maiores ou compactos, é possível inclui-las na decoração de forma dinâmica.
Nos dias de hoje, o termo urban jungle tem sido usado para se referir a casas na cidade que utilizam este recurso para trazer um pouco de natureza para dentro do lar.
E se você considera a ideia atrativa, confira no nosso artigo de hoje como começar a inserir mais verde em sua residência. E claro, como tornar essa técnica funcional e que possa ir além da decoração. Vem conosco!
Decoração com plantas para ambientes internos e externos
Primeiramente, ao decidir comprar plantas para decorar a sua casa, é necessário compreender a reação delas em ambientes internos e externos. Isso porque existem espécies que se adaptam melhor em ambientes iluminadas e outras em lugares de pouca luz. Por exemplo, há plantas que irão se desenvolver bem em sacadas porém não terão o mesmo desempenho em um ambiente fechado.
Por isso, é preciso conhecer quais plantas você pode ter em cada lugar da casa. Algumas boas opções para ambientes internos são: espada de São Jorge, begônia, samambaia, antúrio, comigo-ninguém-pode, dentre outras.
Por sua vez, se você pretende decidir por decorar com plantas ambientes com maior incidência de luz, as sugestões são outras. As mais indicadas são: mini palmeiras, asplênio, dracena, cactus ou pequenas árvores frutíferas.
Porém, independente do lugar escolhido – seja banheiro, sala, sacada ou mesmo espaço gourmet – é importante conhecer os cuidados específicos de cada rega, poda e adubagem. Ou seja, analisar as propriedades de cada uma delas e obedecer essas recomendações para que fiquem vivas e vistosas. Aliás, plantas contribuem bastante se você optou por ter um ambiente sustentável em sua decoração.
Se verde é vida, toda planta precisa de sol?
Ao optar por decoração com plantas, o primeiro mito que vem à cabeça é de que todas precisam de sol para crescer. Contudo, isso é uma meia verdade. Em outras palavras, ainda que a incidência de raios solares seja benéfica para todo tipo de vegetação, há aquelas que vivem, por exemplo, dentro de casa, precisando pegar o mínimo de luz direta do sol.
Logo, uma alternativa interessante é conseguir colocar plantas perto da janela de manhã. Ou mesmo fornecer ao ambiente uma iluminação adequada, em algum momento do dia.
Mas como inseri-las na decoração da casa?
De maneira geral, é possível afirmar que todos os ambientes da casa podem receber plantas. A sala, por ser um dos maiores ambientes de toda casa, costumam ser as favoritas. Mas até o banheiro pode abrigar espécies como jiboia, por exemplo.
A cozinha costuma ser o ambiente ideal para se ter floreiras com ervas ou vasos decorativos de plantas que florescem. A sugestão é analisar a decoração do ambiente e buscar vasos em formatos e tamanhos que “converse” com este espaço.
Caso você opte por usar vários vasos, basta que se pense na harmonia do lugar. Isso significa deixá-las no chão, sobre móveis ou mesmo pendurados em hangers específicos, conforme a intenção.
Por fim, caso você prefira investir em um espaço completamente verde dentro de sua residência, há ainda a opção dos jardins verticais. Eles não apenas trazem mais frescor ao ambiente como dão sensação de aconchego aos espaços. Porém se trata de projeto mais complexo e pode ser que a contratação de um paisagista para executar a ideia seja necessária.
E se você conhece alguém que também gosta da ideia de decoração com plantas em casa, aproveite para compartilhar essas dicas!