Blog

Fique por dentro das novidades

Coronavírus e os condomínios: cuidados para se ter em áreas comuns

O coronavírus tornou-se uma realidade brasileira que requer cuidados redobrados em todos os locais onde ficamos e precisamos ir. E no caso de condomínio fechados, não é diferente. Primeiramente, a pandemia mudou por completo a estrutura das relações sociais. Segundo especialistas, a recomendação é evitar aglomerações e permanecer o maior tempo possível dentro de casa. Contudo, é importante considerar os condomínios e áreas em comum que muitos moradores têm disponíveis. Se os cuidados dentro de casa já estão bem explicados, como agir em academias, piscinas e demais áreas em comum para quem mora em conjugações coletivas? Este artigo irá esclarecer esses fatos, sob a ótica das recomendações oficiais da OMS e do Ministério da Saúde.

Coronavírus tem propagação maior em áreas abertas

Vários condomínios fecharam áreas comuns para evitar a constante circulação de pessoas. Isso diminui a propagação do coronavírus além de garantir segurança a seus moradores. Porém existem alguns locais onde áreas de lazer e esporte permanecem em funcionamento. Por isso é preciso entender que os riscos são maiores do que ficar dentro de casa.

Primeiramente, é importante recordar que o motivo da quarentena voluntária é reduzir o contato das pessoas e diminuir a curva de casos positivos. Logo, transitar ou usufruir de áreas comuns, em menor grau, é o mesmo que circular pela rua.

Neste momento, isso vai muito além da boa convivência com vizinhos. É questão de segurança.

É importante entender que não adianta, por exemplo, fechar escolas e deixar abertos parquinhos, bibliotecas, academias ou campos de futebol. A primeira recomendação é clara: evite estes locais.

O elevador ou as escadas?

Ok, você seguiu a primeira dica, contudo precisa sair. Como agir em relação aos elevadores? A primeira informação que você precisa saber é que os botões do elevador são tocados frequentemente. E o espaço reduzido é perigoso. Mas isso não significa que todos precisam usar as escadas. Se puder, faça isso. Se não puder, tome as seguintes medidas ao usar:

1 – Certifique-se de usá-lo sozinho. Aguarde outros moradores ou peça que aguardem, se você já estiver nele.

2 – Não esqueça de higienizar as mãos após o uso, assim que adentrar sua residência. A higiene ainda é o maior inimigo do coronavírus.

3 – No caso de utilizar as escadas, também tome cuidado com corrimões e maçanetas de portas.

E por último,  não tenha medo caso alguém dentro do elevador estiver usando máscara. Lembre-se que elas protegem contra tosse ou espirro. Mas não se esqueça de cumprimentá-la apenas verbalmente. Nada de contato físico.

Piscinas e academias de condomínios fechados

Ainda que o vírus não sobreviva na água com cloro, o melhor a se fazer é evitar a área das piscinas. Isso por que há cadeiras, vestiários, chuveiros e outros locais que podem propagam contaminação com facilidade. Em relação às academias, o perigo ainda é maior, uma vez que são normalmente ambientes fechados. Dessa forma, é impossível não ter contato com outras pessoas ou ainda tocar em aparelhos, dividir bancos e/ou colchonetes. Especialistas recomendam que, neste período, se realize exercícios em locais abertos, longe de outras pessoas e sem compartilhar acessórios.

E enquanto a pandemia durar, o conselho é único: fique em casa! 

A Sun Empreendimentos apoia a campanha e informa que continua trabalhando normalmente, justamente por ter sido pensada de forma online. Assim você pode também, enquanto cumpre a quarentena, dar uma olhada no seu lote dos sonhos e estar preparado para morar em um lugar incrível quando tudo isso passar.

Por falar em lugar incrível, dê uma olhada no Condomínio Versailles Ville de France e se apaixone. Seja para morar ou para investir, ele foi completamente inspirado na arquitetura francesa, ele conta com infraestrutura incrível. Em outras palavras, ele integra área de lazer, segurança e área de preservação ambiental permanente.

Clique em um dos ícones abaixo e saiba mais.

Coronavírus e os condomínios: facebookCoronavírus e os condomínios: whatsappCoronavírus e os condomínios: youtubeCoronavírus e os condomínios: linkedinCoronavírus e os condomínios: fale conosco