Home office: programas para trabalhar durante a pandemia e manter a produtividade
Home office é o serviço realizado de modo remoto, ou literalmente, dentro de casa. Esse tipo de regime tem sido a escolha de muitas empresas no último mês, devido a pandemia do novo coronavírus. Até mesmo a utilização das áreas comuns estão sujeitas a riscos, então se é necessário trabalhar em casa, como fazer? Em outras palavras, vários serviços que antes eram realizados presencialmente, foram trocados para a execução em casa. De pequenas a médios empresas, e até mesmo gigantes de segmentos diversos como Itaú, Mastercard, Google e Amazon também passaram a incentivar esta prática em vários países.
Porém a realização de um serviço de modo remoto requer ferramentas no auxílio do contato com outros colaboradores ou supervisores.
Neste artigo, elencamos alguns programas úteis para o serviço de home office. De diversas maneiras, eles irão te auxiliar na produtividade, minimizando impactos deste tipo de procedimento. Vamos a eles?
Home office exige foco e compromisso
Primeiramente, é sempre bom lembrar que o trabalho remoto não é tão simples quanto parece. Isso porque o contato em tempo real com a equipe fica prejudicado e estando em casa, é muito comum o funcionário se ater a atividades que não são de trabalho. Por isso, antes de enumerar os programas úteis, escolhemos alguns conselhos e dicas que podem contribuir com sua produtividade.
- Estabeleça uma rotina, de preferência, próxima a que você tinha na empresa.
- Evite horas extras.
- Levante-se em períodos curtos para tomar água e esticar o corpo.
- Evite possíveis distrações, como animais de estimação e conversa com familiares.
- Dispense locais informais como sofá ou cama. O ideal é sempre um ambiente apropriado.
Feito isso, conheça agora programas que vão te ajudar a melhorar o desempenho e comunicação com equipe.
Home office com comunicação eficiente com a equipe
O Slack é um software que facilita a comunicação com outros membros da equipe. Ainda que o whatsapp possa ser uma plataforma útil, ao entrar nele, você vai querer ver as demais mensagens recebidos. Em outras palavras, vai perder tempo. Com o Slack, toda a comunicação de um projeto é organizada em um único ambiente e você escolhe o que deseja o colocar público ou privado. Além disso ele também se conecta com o Google Drive, Office e Trello, reunindo toda a equipe em um único lugar.
Precisa fazer videoconferências? Veja essas dicas
Novamente, a facilidade do whatsapp pode fazer com que você recorra ao recurso para contatar outras pessoas. Mas além de um recurso limitado (4 pessoas) e uma qualidade pouco profissional, a videoconferência pode exigir recursos mais amplo. Por exemplo, a exibição de tela ou compartilhamento de arquivos durante a chamada. Por isso recomendamos o Google Meet ou o Zoom Meetings. Enquanto o Google Meet está com recursos premium liberados durante a pandemia, o Zoom se tornou o queridinho das empresas. E isso porque possibilita reunião por vídeo com até 500 participantes. Sua versão básica pode ser acessada em PC’s além de possui aplicativo para celular Android ou IOS.
Organização de tarefas e prazos
O Trello é a ferramenta mais indicada quando falamos em organizar tarefas, funções e prazos. Por se tratar de um programa colaborativo, ele facilita saber, por exemplo, o que ainda precisa ser feito. Além disso é bem intuitivo e oferece recursos de checklist. Dessa forma é possível indicar o que não pode faltar no projeto, permite upload de arquivos e separação por temas. De maneira simplificada, ele é como uma grande rede de post-its. O programa oferece ainda planos gratuitos e pagos, conforme o tamanho e necessidade da empresa.
Compartilhamento de arquivos temporários ou definitivos
A proposta do WeTransfer é compartilhar arquivos grandes e isso pode ser muito útil para um trabalho remoto. Sabe aquele vídeo ou arquivo que você precisa ocupar espaço no seu drive para enviar um link por e-mail? Pois é, aqui ele é encaminhado direto. Na versão gratuita, o programa permite até 2GB e 20 e-mails. E o arquivo é apagado do diretório em até 7 dias. As versões pagas funcionam como um grande drive de armazenamento.
Home office não significa horas ininterruptas de trabalho
E por último, temos o Toggl que é uma ferramenta de controle das horas trabalhadas. Disponível para PC, Android e IOs, o programa mensura o tempo dedicado a cada projeto ou atendimento ao cliente. Logo, é possível gerar relatórios detalhados, sem a necessidade de preenchimento de planilhas. Ele é muito recomendado para fazer o controle de horas trabalhadas durante o home office.
E se falamos em home office, não podemos esquecer que o Versailles Ville de France é um dos empreendimentos mais buscados por jovens empresários.
Aproveite a pausa em seu serviço e dê uma olhada no site do Versailles.
Você vai se encantar. Para mais informações, clique em um dos ícones abaixo e entre em contato conosco.