4 dicas de planejamento financeiro para investir em lote

Imagine você com a casa dos seus sonhos, com quantos cômodos você quiser, lazer completo e toda segurança para você e sua família se sentirem tranquilos e confortáveis…Parece um sonho, não é mesmo? Mas isso pode se tornar realidade ao adquirir um lote, afinal, como já citamos neste post, comprar um lote tem inúmeras vantagens em comparação a um imóvel pronto, além de ser uma excelente forma de investimento.
O planejamento financeiro é essencial para fazer esse sonho virar realidade e evitar que adquirir um lote vire mais uma dívida.
Confira as dicas:
Controle de gastos
O primeiro passo é ter controle do quanto você e sua família gastam por mês. Calcule primeiro as despesas fixas como aluguel, prestações, IPTU e internet e também as despesas variáveis como luz, alimentação e lazer.
Para fazer esse cálculo, basta utilizar um caderno ou uma planilha (no Excel encontra-se modelos editáveis) para anotar todas as saídas e entradas do mês.
Ao fazer isso, você poderá ter acesso aonde você pode economizar e assim arrecadar dinheiro para adquirir um lote.
Mude seus hábitos
Após fazer o controle de gastos, você já irá ter acesso aonde está desperdiçando dinheiro e onde você pode economizar.
Algumas mudanças de hábitos parecem pequenas mas fazem toda diferença nos gastos finais. Experimente trocar as lâmpadas da sua casa por luzes mais eficientes e econômicas (ex: lâmpada de led), procurar um lazer mais barato ou verificar planos de internet mais em conta.
Lembre-se que mudança de hábitos não significa abrir mão do seu padrão de vida, mas sim equilibrar o consumo da família.
Tenha foco que é somente por um período que irá ocorrer de abrir mão de algumas coisas.
Estabeleça metas
O foco em seus objetivos é essencial para a realização dos mesmos. Quanto mais definido for o seu objetivo, mais motivado você se manterá durante o percurso.
Faça uma projeção de quanto será necessário investir até a meta ser alcançada e qual a economia mensal que deverá ser feita para atingir esse valor em um período pré-definido.
No caso do lote, sua meta não precisa necessariamente ser o valor total do lote, mas pode ser o valor da entrada, que já irá proporcionar melhores condições de financiamento.
Escolha a melhor forma de pagamento
Na maioria dos casos, quando o assunto é imóveis, o financiamento é uma opção mais viável, visto que poucas pessoas tem condição de pagar um patrimônio de alto valor a vista.
Sendo assim, fique de olho nas oportunidades de financiamentos. Lembrando que quanto maior for a entrada, melhores condições irá aparecer.
Lembre-se de levar em conta principalmente os seguintes pontos: o valor da entrada, número de parcelas, taxas de juros e impostos.