Blog

Fique por dentro das novidades

Outono: Prepare a sua casa para a chegada da estação

O outono no Brasil é marcado por dias com menos incidência de sol e temperaturas mais amenas por cerca de 3 meses. Isso torna a estação uma das favoritas de quem prefere aconchego e conforto dentro de casa. Depois de viver dias de sol com as janelas abertas e com os pés descalços, é hora de descartar as cores quentes e brisas frescas para preparar a casa e receber a estação mais encantadora do ano.

Confira abaixo algumas dicas para se inspirar para o outono. Vem conosco!

Cores e texturas para o outono

Primeiramente, a principal sugestão para quem quer dar um charme a mais na decoração é investir em cores mais ricas e quentes. Para isso, basta trocar cortinas, capas de almofadas, sofás e cadeirões, adicionando cobertores nas camas dos quartos e mantas confortáveis. Aliás, elas podem decorar tanto os pés da cama como os sofás da sala e do escritório.

Caso você prefira um toque rústico, é possível também encher um cesto com verga de lenha e pinhas para colocar junto da lareira. Em cima de mesas e criados, a ideia pode ser apanhar folhas de todas as cores e um encher um jarro de vidro.

Guarda-roupa novo

O início do outono, por não haver ainda uma mudança tão brusca de temperatura, pode ser ideal para fazer trocas dentro do guarda-roupa. Em outras palavras, o clima já permite trocar as peças pelas roupas de meia estação e até mesmo pensar nos cachecóis e casacos. Por isso, é hora de certificar que toda a roupa mais leve esteja lavada antes de se guardar até o próximo verão. 

Aproveite a ocasião e veja quais peças podem ser doadas, a partir de seu uso. Com isso, você ganhará mais espaço em gavetas e armários, podendo organizar cada nicho da casa.

Armários de entrada para o outono

Os dias mais frescos costumam requerer agasalhos que os mais quentes, então para não ocupar espaço em relação a estas peças, organize um armário de entrada em sua casa. Nele, pendure casacos, gabardines e deixe a postos chinelos mais fofos, sapatos e acessórios como cachecóis. E não se esqueça dos guarda-chuvas, tão úteis e necessários para as mudanças de temperatura.

Confira aqui as principais tendências de decoração para 2021.

Considere uma despensa mais “robusta”

Após a organização das roupas, chegou a hora de pensar na alimentação. O ideal é fazer um inventário e arrumar o que se foi desarrumando com o tempo. Em seguida, vá às compras e considere comprar tudo aquilo que você precisa para preparar os almoços e lanches sazonais. 

Evite enlatados e processados, e pense em manter a despensa sempre com itens que possam facilitar a feitura de sopas, caldos e outros pratos que esquentam durante o outono.

O seu home office precisa ficar aconchegante

Após a pandemia, muitas pessoas passaram a utilizar o home office de maneira mais frequente. Ou seja, com a chegada do outono e as quedas de temperatura, esse é o momento de considerar não apenas a organização do seu espaço como o conforto.

Comece colocando em ordem papéis e livros.

Por último, se ainda não possui um sistema de aquecimento da casa e do ambiente de trabalho, é hora de pensar nele.

Aqui você pode conhecer os principais sistemas de aquecimento residencial.

Portas e janelas: verifique o isolamento da casa

O refúgio de uma casa quentinha e aconchegante começa por verificar o estado de isolamento de todas as portas e janelas. As intempéries e o tempo são dois fatores que contribuem para a deterioração das casas, por isso é importante verificar as fechaduras e borrachas das janelas. Dessa forma, você evita desagradáveis correntes de ar e previne o arrefecimento da casa com aquecimento extra, que costuma ser caro.

Área externa no outono: dê uma atenção especial

No lado de fora da casa, costuma haver um canto que precisará de mais cuidado no outono. Estamos falando do jardim, já que este é o momento certo para retirar ervas daninhas, plantar sementes para a primavera ou ainda caprichar nos fertilizantes.

As plantas e flores envasadas podem ser colocadas na área interna ou protegidas com coberturas próprias, uma vez que temperaturas baixas poderão danificá-las.

Saiba mais sobre decoração com plantas clicando aqui.

Se sua piscina não tiver aquecimento, considere tapá-la e guarde a mobília do jardim e os brinquedos fixos para crianças. Muitas vezes, cobri-los com lonas é suficiente para resguardar da chuva e do frio.

Acompanhe as informações do Residencial Versailles Ville de France em nosso Instagram.