Blog

Fique por dentro das novidades

O cinema e a decoração da casa: 5 filmes para te inspirar

Sofá verde com referência ao cinema

O cinema e a decoração de uma residência têm mais coisas em comum do que muitos pensam. Não apenas por mexer com a imaginação das pessoas, há em ambos uma paixão pela estética e beleza que podem ser aproveitados no dia a dia.

E nesta semana que antecede a maior premiação do cinema mundial, preparamos este artigo para você se inspirar na decoração da sua casa.

Com certeza você e sua família já deve ter assistido a algumas das películas que serão citadas aqui. Mas a proposta é que você não apenas tenha interesse em revê-los com olhos ainda mais críticos. Em outras palavras, vamos ajudá-lo a ir além de artigos decorativos e dar dicas de como repaginar seu ambiente. Seja um espaço compacto ou uma casa de grandes proporções.

Hollywood não é apenas uma fábrica de sonhos. E o cinema pode sim, ser uma fonte de inspiração para suas escolhas decorativas. Acompanhe conosco!

1 – O grande Gatsby e a sofisticação

A versão escolhida para começar esta lista é a de 2013, estrelada por Leonardo DiCaprio. O Grande Gatsby é um romance adaptado do escritor F. Scott Fitzgerald e se passa em Nova York. Na trama, há jazz, contrabando e aquele clima noir, aliado a uma decoração bastante sofisticada. Primeiramente, é importante observar o luxo de tapetes, lustres e papéis de parede, tão utilizados para trazer ao ambiente uma aura retrô.

Além disso, a sofisticação dos ambientes são reforçadas com poltronas de couro. Por exemplo, é possível utilizá-las nos mais diversos tipos de decoração, inclusive mesclando vários estilos no mesmo ambiente.

A sugestão fica para quem procura luxo e harmonia em ambientes com espaços grandes.

2 – O cinema e a decoração na jornada de Amélie Poulain

O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001) consegue reunir adjetivos positivos em várias percepções. Contando a história de uma jovem parisiense que mora sozinha no subúrbio de Paris, o filme abusa de uma decoração que “conversa” com a história.

Amélie se apresenta com uma personalidade bem atípica, e a intenção de afetar a vida de todos a partir de pequenos gestos. Primeiramente, o cenário acompanha a história, com sua inspiração retrô e tons de verde e vermelho.

A dica aqui pode ser referência para quem procura praticidade e conforto, mesmo com recursos menores ou espaços pequenos.

3 – Julie e Julia e o estilo aliado à funcionalidade

O filme Julie e Julia (2009) conta a história da novaiorquina Julie Powell que se dedica a reproduzir 524 receitas de um livro de culinária francesa.

Nesse caso, a inspiração reflete para quem procura inspirações para os ambientes de cozinha e copa, visto que o filme se passa boa parte nestes locais. Além disso, ele possui tanto o estilo francês da década de 40 quanto o contemporâneo. Logo, merece atenção pela riqueza de detalhes e disposição dos móveis de maneira a deixar o ambiente funcional.

A dica pode ser melhor aproveitada por quem precisa condicionar várias coisas de maneira organizada. Em outras palavras, é uma excelente inspiração para quem tem muitos itens mas precisa de movimentação.

4 – Cores e alegria podem ser fundamentais para sua escolha

Se as inspirações anteriores apostaram no clássico europeu e nas funcionalidades do espaço, Frida (2002) fornece outra visão: cores. A biografia da maior artista mexicana abusa do estilo alegre e de uma paleta de cores viva e forte, para contar a trajetória de Frida Kahlo. Além de conhecer mais sobre pintura e importantes passagens da história da arte, o filme elabora ambientes floridos e cheio de cores vivas.

O azul e o amarelo são os destaques, e também o uso de tecidos estampados, referências religiosas e elementos artesanais.

A proposta aqui é deixar sua decoração – inclusive do jardim – aconchegante e extremamente charmosa.

5 – Parasita e seu minimalismo exclusivo

O filme Parasita (2019) é a grande sensação dos concorrentes aos Oscar 2020. Concorrendo nas categorias Melhor filme estrangeiro e Melhor filme, o longa coreano mostra uma família pobre que se infiltra, trabalhando, na casa de uma família rica.

A maior parte da película se passa dentro da mansão, e o designer de produção do filme projetou a casa exclusivamente para a obra. Abusando a decoração minimalista, a decoração em Parasita abusa de tons escuros e sóbrios, utilizando poucos elementos mesmo em ambientes espaçosos.

O estilo é muito popular entre jovens e empresários que buscam condomínios fechados, por exemplo. A partir dessas escolhas, é possível aliar simplicidade e sofisticação para as novas gerações.

Mas como colocar em prática essas inspirações?

Depois destas dicas, é normal que você não saiba qual escolher ou por onde começar. Por isso, nosso conselho é: defina um estilo e aposte nele.

O próximo passo é adaptar seus ambientes com as referências, mas de maneira que os elementos tenham a sua cara. Por isso, o mais importante é:

  • Se for apostar em estilos mais tradicionais, garimpe objetos e móveis. Eles são fáceis de achar pela internet ou mesmo em antiquários.
  • Lembre-se que lidamos aqui com inspirações. Isso significa que você não precisa buscar algo idêntico. É possível adequar o estilo ao seu gosto.
  • Escolha um ambiente para começar, e desta forma, pode ir conferindo em tempo real se a prática corresponde à expectativa.

E se você gostou das nossas sugestões e pretende unir o útil ao agradável, confira também as opções do Condomínio Versailles Ville de France. Desta forma, mais do que pensar na cenografia, você vai poder criar um enredo verdadeiramente de cinema!

Inspirado na arquitetura francesa, o Condomínio Versailles Ville de France integra área de lazer, segurança e conforto em uma área de preservação ambiental.

Entre em contato clicando em um dos ícones abaixo e aproveite!

Entre em contato conosco Whatsapp - Cinema e decoraçãoEntre em contato conosco Youtube - Cinema e decoraçãoEntre em contato conosco Linkedin - Cinema e decoraçãoEntre em contato conosco Fale conosco - Cinema e decoração