Blog

Fique por dentro das novidades

Lote: Os principais cuidados ao comprar um!

São vários os fatores que fazem o lote ser um ótimo custo benefício, como a valorização, baixo custo de manutenção, estabilidade e possibilidade de personalização, como já citamos neste post aqui.

Por ter tantos benefícios e ser também um investimento, é necessário ainda mais atenção na hora da compra, para evitar problemas no futuro. Pensando nisso, separamos os principais cuidados na hora de comprar um lote!

Verifique o histórico da loteadora

Um dos passos mais importantes é verificar o histórico da loteadora que está lhe vendendo o lote, afinal, muitas loteadoras usam de falsas promessas ou condições surreais para atrair clientes.

Uma dica para você avaliar a loteadora, é pesquisar na internet e redes sociais o que as pessoas estão falando sobre ela, verificar loteamentos lançados anteriormente e visita-los e pedir sempre referência aos amigos e familiares acerca do tema.

Confira a infraestrutura

Muitos empreendimentos já vem com serviços inclusos ou não, por isso é necessário verificar quais serviços estarão já prontos, principalmente os essenciais, como saneamento e luz.

Além disso, verifique o loteamento é fechado ou aberto e quem irá administrá-lo.

É sempre importante visitar o lote em diferentes horários para verificar a infraestrutura das ruas, iluminação, segurança e a demarcação dos lotes

Atenção ás burocracias

Confira no Registro de Imóveis o registro do loteamento, as licenças e a aprovação do projeto. É recomendável também verificar informações junto aos órgãos ambientais e prestadores de serviços públicos de água e luz. Sobre a obra, deve-se buscar a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO), que confere um “Selo de Regularidade de Aprovação” às obras regulares.

Fique atento aos detalhes do contrato – principalmente no pagamento

Releia mais de uma vez o contrato antes de assiná-lo para garantir o entendimento de todas as cláusulas Além disso, tire qualquer dúvida com a loteadora, é obrigação da mesma deixar tudo bem esclarecido.  Exija um contrato que descreve de forma detalhada o produto.

Na hora do pagamento, o cliente deve dar a entrada ou o sinal com cheque nominal á empresa, além de exigir um recibo de sinal.

Algo que poucas pessoas fazem, mas é de muita importância e diminui os problemas que podem ser descobertos futuramente, é verificar a matrícula individual do lote. Essa verificação, é necessária para garantir ao proprietário que o lote não é fruto de uma ocupação irregular.